Hoje estive em Querença, a colher as vivências in loco de uma experiência "arriscada", mas considerada uma aposta (quase) ganha...por muitos. Falei com o Vice-Presidente da autarquia de Loulé, responsável pelo projecto, com o Prof. Covas como responsável e mentor da Ualg, com um dos dinamizadores do projecto no Instituto Politécnico de Portalegre, com o João Ministro o "player" ou "pivot" em Querença, com os estagiários e por último com técnicos da DRAAlg no Patacão. Colhi imensos ensinamentos e procurei ajudar na busca de soluções e complementos ao projecto, em áreas vitais onde a alfarrobeira e o próprio cardo podem fazer a ligação da produção à biotecnologia. Julgo que esta primeira abordagem foi extraordinariamente interessante e motivadora para nós, como eventuais pretendentes a responsáveis de projectos futuros, como julgo para os próprios executores em Querença. Privei mais de perto com os jovens responsáveis pela produção agrícola, como o Tiago Aleixo e o "Filósofo" do grupo que pode e deve fazer a diferença na ligação a patamares do pensamento e culturais, normalmente não atingidos em projectos desta natureza. Fez-me lembrar o nosso provável futuro "filósofo agrícola" com o qual terei o prazer de partilhar nos candidatos aos maiores de 23 anos e com o qual espero aprender muito. No entretanto aprecebi-me da capacidade do "player" João Ministro que revela uma maturidade e uma capacidade mobilizadora invejável. Acredito que ele seja o Grande responsável por tudo isto e que, do pouco que pude observar, revelou-se com extrema capacidade de organização e responsabilidade para com todos os parceiros integrantes do projecto de Querença e que pode ser, para os novos projectos que pretender integrar a rede de Aldeias com Querença, um excelente facilitador, dinamizador e consultor face à experiência acumulada e ao conhecimento das dificuldades e virtudes que tem comungado nesta experiência com os seus estagiários, os parceiros, os promotores, as populaçãos... Querença tem condições quase inigualáveis, em termos de infra-estruturas, paisagem, produções que a tornam um caso quase único que se torna dificil replicar noutros locais. O pormenor da Escola Primária que se localiza ao lado da fundação onde estão os alunos, deve ser utilizado para procurar educar esses "pequenitos" estabelecendo uma ligação mais estreita com a professora/educadora e que possam integrar uma nova vocação do projecto assim como a própria ligação com os idosos do lar e envolver estas estruturas e as suas gentes numa lógica de ganho de respeito ao jeito da ligação afectiva entre avós e netos. Bravo e caso entendam que a minha colaboração pode ser útil, sabem que podem contar com este amigo do projecto "Querença".
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