Esta semana, com o início das aulas, tem sido entusiasmante a rever os meus alunos e a conhecer os novos alunos acabados de entrar. Estou a sentir "good vibes" com alunos que vêm desde Alcobaça, Tondela, Seia, Brasil, Espanha,....Navarra, de Tudela onde existe uma IGP de Cardo "Blanco de Tudela". Isto promete!
Na semana passada estive em Idanha a fazer consultadoria a projetos de agricultura e considero que é uma Terra plena de "I&D" mas com muita "mANHA", aliás como quase todas que conheço. Vi projetos de futuro e outros sem "pés nem cabeça" que implicam investimentos de meio milhão de euros/ha, porque não querem pensar de modo próprio e desenvolver o seu próprio projeto com uma identidade muito própria. Dá trabalho? Dá e...depois?
Nós, ao fim de 10 anos de estudos em cardo, temos hoje uma planta de cardo que produz algo como 350 g de flor de excelente qualidade. Esta planta pode render em flor qualquer coisa com 35 Eur se o preço de venda for 100 Eur o kg, como tem que ser, e que sairá qualquer coisa como 10 cêntimos por Queijo produzido. Se num hectare colocar 5000 plantas destas, num compasso 2 x 1 m, qual o valor que poderia render a flor? é só fazer contas! Quem vai propagar in vitro esta planta serão os meus alunos deste primeiro semestre de Biotecnologia e Melhoramento de plantas. Falaremos daqui a três meses! Este é um projeto nosso, não copiamos ninguém e cada vez temos mais a noção que estamos numa outra divisão, talvez equiparada à "Championes league", ...mas não à Benfica!
Boa tarde. Gostaria de ter algum contacto para tirar algumas duvidas sobre a plantação de cardo. Obrigada
ResponderEliminar