quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A lógica de um design. Um simples "boneco" ou uma marca perene!

CARDOP está na moda. E como surgiu? Da colaboração entre um biólogo e um artista plástico (designer). Trata-se de um projecto que pretende  avaliar e caracterizar a biodiversidade do cardo na região DOP do Queijo Serra da Estrela.  Este foi o motivo de criação. O artista usou as três cores primárias o ciano, o magenta e o amarelo para a partir destas poder-se "borrar" toda a multiplicidade de cores possíveis e imaginárias, enfim a máxima biodiversidade das "cores" e matizes. E a sombra é a de um cardo típico, espinhoso que não deixe quaisquer dúvidas aos mais "distraídos". O nome é uma das coincidências, no sentido em que a palavra CARDO termina com as letras DO, que são exactamente as mesmas do início de DOP. Aproveitou o artista para colocar o selo DOP estilizado no O, usando a cor sépia da tradição. Esta é a explicação simplista de um logo que saiu logo no imediato. Os artistas são assim. Obrigado Paulo Medeiros.

1 comentário:

  1. O meu amigo não tem nada que agradecer. Apenas uma correção. "artista plástico" não, mas sim " artista de plástico".
    Obrigado pelas palavras e a maior das sortes para este projeto.

    ResponderEliminar