domingo, 31 de agosto de 2014
Semente de cardo ...para guiness...a história repete-se agora no CARDOP!
As sementes constituem um elemento de extraordinária importância para a promoção da biodiversidade de uma espécie por serem, normalmente, o resultado de um processo de reprodução sexuada que em regra maximiza o polimorfismo genético. Depois é o facto de parecerem ser "inertes" e conterem um força de vida interna que pode irromper a qualquer momento. Existem inúmeras curiosidades sobre as sementes. Por exemplo as da alfarrobeira são a raiz do "carat", uma unidade de peso no comércio de materiais preciosos e que corresponde a 0,200 g, considerado o peso médio das sementes de alfarroba. Um dia numa aula minha um aluno descobriu uma semente com 0,360 g, o que será, muito provavelmente, a semente mais pesada de alfarroba alguma vez observada.
No âmbito do projeto CARDOP, estamos agora a estudar o cardo e avaliamos também as suas sementes cujo peso médio ronda os 0,050 g. Desta vez o peso registado foi de 0,120 g em duas sementes que foram colhidas numa planta identificada com o número 5M. A história repete-se e este será mais um recorde para o guiness, mas vamos continuar a estar atentos...
Etiquetas:
5M,
Carat,
CARDOP,
guiness,
sementes de cardo
Aqui irá nascer um projeto... in memorium ao Miguel Maia Loureiro
Por sugestão do Eng. José Matias iremos propor a criação de um jardim para esta zona nobre da Casa da Insua em articulação com todos os restantes jardins da frontaria da Casa. O projeto irá ser desenvolvido em articulação com a Casa da Insua e com a colaboração dos docentes e alunos de Eng. Agronómica e de Ecologia e Paisagismo da ESAV, nas unidades curriculares de Intervenção em Jardins e Espaços Históricos e Espaços Verdes. Por minha proposta será uma homenagem ao nosso Querido amigo Miguel Maia Loureiro, o nosso mestre dos Jardins, recentemente falecido e onde ia buscar muita da minha inspiração e criatividade. Acredito que os alunos irão aceitar este repto e colaborarem com abnegação, competência e carinho para com o nosso Miguel.
Produtores de Queijo Serra da Estrela Dão à prova...um produto nada Efémero
Os produtores de queijo Serra da Estrela, Casa da Insua, Ancose e Queijaria de Germil proporcionaram provas de degustação no âmbito da realização levada a cabo pela Universidade Católica em colaboração com a ESAV e a confraria do Queijo serra da estrela no programa dos Jardins Efémeros.
Casa da Insua ( Eng. José Matias)
Ancose (Eng. João Madanelo)
Queijaria de Germil (Carlos Lopes)
Confraria do Queijo Serra da Estrela
Subscrever:
Mensagens (Atom)