É preciso fazer um estudo profundo e sistemático sobre o real valor da Marca Serra da Estrela que é seguramente uma das marcas Portuguesas com maior valor intrínseco. Saber qual a percentagem dos consumidores que associam a Marca Serra da Estrela com o Queijo. E quanto vale efetivamente o setor do Queijo Serra da Estrela, direta e indiretamente sob ponto de vista material e também imaterial. Segundo João Madanelo, o mercado o queijo Serra da Estrela, vale cerca de 15 milhões de euros e emprega 3200 famílias distribuídas por uma vasto território da Denominação de Origem Protegida que ajuda a manter as pessoas dispersas por estes territórios de baixa densidade. Muita desta contabilização é de difícil leitura e quantificação, cujo valor só será dado se um dia desaparecer. Urge fazer igualmente de localização dos produtores de leite de ovelha e de queijo Serra da Estrela, localização dos rebanhos e das áreas de pastagem em todo o território, com base nas novas tecnologia de informação e que ajudará em muito à criação de uma verdadeira rota do Queijo Serra da Estrela, onde se integrará para além da promoção e marketing da produção e das questões económicas associadas, a geografia, as paisagens naturais e culturais, o turismo, a restauração, a cultura, o artesanato, a sociedade...enfim uma rede de interesses sinérgicos que é absolutamente vital associar de modo integrado e inteligente. Já vamos tarde, mas acredito que ainda muito a tempo, mas continuamos a ser poucos a acreditar neste potencial que vê o setor do vinho muito ao longe, o que apenas lhe pode servir de alento e desafio, provando que é possível chegar mais perto e mais rapidamente do que pensamos.
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