sábado, 15 de setembro de 2018

4.0 QSE...A Tradição de Inovar...coming soon...

Tenho sido instado ("deriva do Instagram") a pensar no conceito 4.0 aplicado à fileira do Queijo Serra da Estrela, quer pela FoodinTech (através do Miguel Fernandes), quer pelos ensinamentos da Movecho (pela mão Luís Abrantes) quer, acima de tudo, por pensar de forma continuada  como podemos alavancar este sector  (de enorme complexidade técnica e cultural) e guindá-lo ao sucesso sem a preocupação de saber em que versão (.0) se encontra neste momento. Obviamente que há muito que fazer! Mudar mentalidades e culturas, conceitos e modos de controlo e regulação, mas acima de tudo contar sempre com a preservação e valorização dos recursos, ditos endógenos, que fazem toda a diferença e muito principalmente com as pessoas que constituem a fileira, desde o Pastor, a Queijeira, os Técnicos e os Promotores. Há méritos e Know-how que não se podem perder (e temos esse risco) e seguir a "Bitola" de outras empresas líderes no conceito (por isso os vamos convidar a colaborar)  e definir estratégias e não apenas apontar "Bitaites". Mais ainda do que em outros sectores, no QSE podemos dizer verdadeiramente que "A Alma é o Segredo do Sucesso".
Por isso, hoje ao almoço fui pensando num primeiro esboço para um programa que, muito em breve, iremos levar a cabo numa copromoção IPV/ESAV com a FoodinTech com quem temos vindo a desenvolver ferramentas especialmente adequadas ao QSE e que estão na altura de serem mostradas. Permitirão preparar este sector para o Futuro com toda uma digitalização que é necessária para a rastreabilidade, identidade, valorização e promoção do produto. Mas é igualmente fundamental para a devida valorização de recursos, para a validação de padrões de qualidade ao longo do processos de colheita, fabrico e maturação, para a gestão de stocks concomitantemente com uma optimização do aproveitamento do tempo e o aumento da rentabilidade.
Para isso iremos preparar uma WorkSession QSE onde apresentaremos as novidades do sector e onde procuraremos a interacção com todos os agentes da fileira QSE para, no caso de suscitar interesse, adequarmos as ferramentas que estamos a preparar para responder aos propósitos e às especificidades de cada "Casa" procurando a partir de um "tronco comum" estabelecer especificidades que promovam a identidade, a marca e conceito de cada um, nesta fase já a trabalhar em exclusividade com cada um dos produtores que possam vir a estar interessados.

Assim a acção poderá vir a ter a designação

4.0 QSE, A tradição de Inovar

1.0 - Leite, o Ingrediente Maior

A alimentação Animal, Maneio e Sanidade;
O leite como Alma Mater

2.0 Cardo, do Roxo da Paisagem ao Extracto

O Cardo na  Biodiversidade e da Paisagem
Extrato como elemento de Identidade: Da preparação à Conservação

3.0 Queijo SE, A Alma é o seu Segredo

Produção do queijo: Da tradição às tendências de Futuro, com Alma e sem Segredos

4.0 A Tradição de Inovar

Aplicação e adequação das Tecnologias 4.0 na fileira QSE.
A identidade como futuro, reside nas pessoas e nos recursos endógenos,...para além das Tecnologias!


O design virá pela mão do Paulo Medeiros,...


http://flowtech.pt/en/home-3/

http://www.paulomedeiros.eu/


Sem comentários:

Enviar um comentário