quarta-feira, 24 de abril de 2013

Com o Sabor do Cardo...


A Casa da Ínsua, hotel de charme da Visabeira Turismo, promove na próxima sexta-feira, dia 26 de abril, um jantar de degustação dos queijos Serra da Estrela, produzidos nesta unidade, fruto de um trabalho científico, sistemático, criativo e inovador, que combina a biodiversidade do cardo, a tipicidade das pastagens e paisagens, a excelência das raças autóctones de ovinos “Serra da Estrela” e a preservação e valorização do saber empírico das mãos que moldam as massas. Este evento decorrerá num ambiente de grande beleza e requinte, característico da Casa da Ínsua, onde a história e fantasia se unem para provocar as sensações mais inesperadas ao sabor da tradição e da inovação, onde as experiências gastronómicas ganham uma nova dimensão.
Assim, estarão disponíveis para apreciação os queijos Serra da Estrela “Casa da Ínsua”, uma das sete maravilhas da nossa gastronomia, com uma diversidade cromática, de texturas, aromas e sabores, laborados com base em ecótipos distintos de cardo, devidamente selecionados no âmbito do projeto CARDOP, cuja flor contém um coagulante vegetal fundamental para a produção do Queijo DOP “Serra da Estrela”.
A ementa, essa, foi criada de forma exclusiva pelo chef Paulo Cardoso para exponenciar os aromas e sabores da paisagem beirã, cuja inovação é também trazida pela inclusão do cardo como elemento gastronómico com enorme potencial como fonte de nutracêuticos promotores de saúde. De entrada teremos um creme de pepino com quenelle de requeijão polvilhado com canela e cardo, remetendo para uma recriação de autor em termos de composição, tons e sabores. A Casa da Ínsua propõe para prato principal um borrego Serra da Estrela na brasa sobre esparregado de nabiças e batata grelhada com estaladiço de cardo. Para a sobremesa, reservamos um delicioso fofo de abóbora com espuma de requeijão, ao jeito da valorização da tradição desta casa e de toda uma região. O jantar de degustação, será acompanhado pelos vinhos branco e tinto da Casa da Ínsua, já premiados e considerados uma referência da Região Demarcada do Dão.
Durante o evento, os participantes são convidados a partilhar as sensações da prova dos Queijos Serra da Estrela Casa da Ínsua que, acreditamos, constituirá um processo de aprendizagem, no sentido de melhor conhecermos as potencialidades e sinergias dos elementos que permitem a criação deste ex libris do mundo rural.
No final serão apresentados os resultados obtidos num painel de provadores realizado no âmbito do projeto CARDOP, com provadores qualificados, que incluíram elementos da Casa da Ínsua, Escola Superior Agrária de Viseu, Universidade Católica-Dep. Ciências da Saúde, Confraria do Queijo Serra da Estrela e diversos produtores da região.

Não posso deixar de manifestar o meu lamento por este se ter tornado um evento demasiado elitista, pelo seu custo, porque havia seguramente muita gente que merecia estar presente por tudo o que já deu a este projeto. Mas infelizmente os tempos são outros e ainda muito poucos acreditam neste projeto. Esperamos que numa próxima possamos estar todos presentes...como eu gostaria que fosse. Vamos usar este evento para projetarmos o futuro deste projeto que consideramos importante para a valorização do Queijo Serra da Estrela, para os produtores que se quiserem associar a esta causa e para toda uma região.

Sem comentários:

Enviar um comentário