domingo, 30 de abril de 2017

Caso Peruto

http://www.improntedellaterra.it/caso-peruto-ruviano/

Cardo Cheese

Cardo

Cardo is a semi soft, unpasteurized goat's milk cheese made by Mary Holbrook on her Sleight Farm, near Timsbury, Somerset. The cheese is aged at Neal's Yard Dairy for several weeks during which they are periodically washed with a brine solution. This results in a sticky, orange coating of Brevibacterium linens which gives the rind its pungency and savouriness. The paste is deep ivory with small eyes throughout and a runny breakdown just beneath the grey-orange rind. Flavours are delicate, floral typically associated with goat's cheeses.
It pairs well with earthy, leathery red wines.
  • Made from unpasteurized goat's milk
  • Country of origin: EnglandGreat Britain and United Kingdom
  • Region: Timsbury, Somerset
  • Type: semi-soft, artisan
  • Texture: firmopen and runny
  • Rind: washed
  • Colour: ivory
  • Flavour: floral, pungent, savory
  • Aroma: pungent
  • Vegetarian: yes
  • Producers: Mary Holbrook, Neal's Yard Dair
https://www.nealsyarddairy.co.uk/about-neals-yard-dairy/

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Há "Delicias" e coincidências...

...que só poucos entenderão, mas que podem estimular mais inovação e uma qualidade ainda maior, se for possível!




To(o)ns of friendship...In a different day...with a fantastic Irish man...Toby




There are better days and different days but there are also feelings...Many Thanks Toby for this day that I tried to show the best of our territory with relation with "Serra da Estrela" Cheese.
We visited Queijaria de Germil, Casa da Insua and Vale da Estrela.
I know the "Mr Carob" but I am far away to be the "Mr. Cardoon".
Congratulations for your work and your project.

https://www.therealoliveco.com/pages/toonsbridge-dairy
https://www.toonsbridgedairy.com/




quarta-feira, 26 de abril de 2017

O Dia da ESAV...foi "comemorado" numa Ponte....

http://savitae.blogspot.pt/2013/02/a-ponte-em-construcao.html


....do dia 25 de Abril, talvez por isso devem estar entretidos a estabelecer pontes com o passado e/ou com o futuro. Pensam demasiado em tabuleiro e estratégias e depois não unem as margens. Mas temos tempo e os dias como o da criação da ESAV não se esquecem facilmente, não é como a comemoração do 25 de Abril que temos todos anos que nos lembramos se não....ainda perdemos a Liberdade de pensar pelas nossas cabeças.
Em 2011 já havia sido adiado, desta vez também foi adiado para 2018...
Há ainda outra questão que é?....mas vamos comemorar o quê?

http://biogere-esav.blogspot.pt/2011/04/o-dia-da-esavfoi-adiado.html

Mais uma "Paraísice"...São Queijos...Senhor!

...que nos põe sempre de "orelhas em pé". Umas vezes com urtiga, outras com cogumelos, outras ainda com melão, quase sempre em recursos genéticos....e cultura.






terça-feira, 25 de abril de 2017

São Flores,....Senhor!

Para quê? ....um dia se saberá da sua aplicação, por via da Sara....





25 de Abril sempre....com trabalho....na Quinta do Nabal

Hoje no feriado do 25 de Abril, eu a Crsitina e a Manuela acabamos de completar o plantação do campo de cardo da Quinta do Nabal, enquanto que o Toni fazia a cura da vinha.










Solos que apelam a pigmentos

Esta imagem de uma aluna da ESAV, é um exemplo estético da riqueza de cores e pigmentos que a natureza nos proporciona, sendo que neste caso é debaixo do solo e a diferentes níveis de profundidade, pelo que não está acessível a todos,...só a alguns. Parabéns!

O cardo continua a revelar toda a sua multifuncionalidade....

A Manuela Alves, está a preparar com todo o empenho e dedicação o material vegetal para a Prof. Edite Lemos fazer chegar aos estudos relativos às aplicações do cardo na área da promoção da saúde.




Propagar in vitro...o que temos como modelos de referência....

A Eng. Daniela e a sua estagiária, a Diana, estão a desenvolver com êxito a propagação in vitro de genótipos de referência de cardo. Neste caso o processo de desinfeção é realizado com recursos ao próprio cardo o que é uma verdadeira inovação que faz todo o sentido.
















segunda-feira, 24 de abril de 2017

Alfarroba....e seus derivados....no seu melhor....

....A alfarroba é hoje reconhecidamente uma enorme mais valia para toda a região do Algarve, com aplicações múltiplas, nas áreas Farmacêutica, Alimentar para além de toda a importância ecológica e paisagística da espécie. Aqui temos o exemplo de uma das melhores variedades a "Canela" que as pessoas costumavam ter à porta de casa por ter uma menor adstringência e ter um tom cor de canela. Temos ainda dois excelentes exemplos de produtos retirados da alfarroba com aplicações muito distintas mas ambas valorizadas. O "carob powder" como substituto do cacau que termos que avaliar qual das variedades poderá produzir o melhor de acordo com os propósitos dos produtos a produzir. O LBG, é a farinha de semente de alfarroba, ou goma de alfarroba, polissacárido do tipo galactomanana com utilizção gelificante, estabilizadora e emulsionante, conhecido por E-410, sem efeitos adversos conhecidos e conhecida por uma das melhores gomas do mundo com efeitos sinérgicos.






domingo, 23 de abril de 2017

Queijo Canastra....um exemplo a seguir....






Nosso objeto de estudo é o queijo Minas artesanal Canastra, queijo brasileiro, inspirado na própria formulação do queijo Serra da Estrela, há mais de dois séculos. É um queijo produzido a partir de leite bovino cru, coagulado com coalho líquido de origem animal (queijo produzido com certificação de origem). Pretendemos utilizar a flor do cardo para coagular o leite aplicado na fabricação do queijo Minas artesanal Canastra. Objetivamos com isso avaliar as características fisico-químicas, microbiológicas e sensoriais oriundas dessa substituição. Portanto, qualquer cultivar que melhor se adeque à coagulação de leite bovino, seria ideal (mas posso utilizar qualquer cultivar com bom poder coagulante). Por se tratar de um projeto inédito no Brasil, existe a possibilidade de que o mesmo renda bons frutos. A partir daí, outras vertentes poderão ser exploradas. Gostaria de conhecer o projeto conduzidos pelos senhores, mas, infelizmente neste instante, creio não ser possível. Caso os senhores possam colaborar com minha pesquisa, como poderemos formalizar essa parceria? Qual a melhor forma de viabilizar o envio das flores?
....

Designs....Naturais... Orgânicos....Saudáveis....Inspirados

...não para copiar mas para adaptar às nossas criações e inovações,....