Aqui segue a nota de imprensa enviada pela Viriato e cujo órgão de comunicação social, neste caso o Diário de Viseu, entendeu fazer a noticia...
"A Escola Secundária de Viriato ganhou, no passado dia 6 de
junho, em Lisboa, o prémio Nacional INOVA 2013/2014, na categoria Criatividade
com o projeto SuStentare. As alunas
Débora Duarte e Juliana Jesus, do 12º A, e a Prof. Coordenadora Alexandra Rocha
defenderam, com sucesso, o projeto SuStentare,
que visa produzir sabonetes com propriedades dermocosméticas inovadoras a
partir de sorelho (subproduto do fabrico do queijo “Serra da Estrela DOP”) e do
cardo (Cynara cardunculus L.).
Este projeto multidisciplinar constitui-se como uma
estratégia da Escola Secundária Viriato que visa potenciar os conhecimentos técnico-científicos
e artísticos dos seus alunos e professores das diversas áreas do ensino das Ciências
Naturais, Físico-Químicas e das Artes em prol da valorização dos recursos
naturais e endógenos da região e de encontrar estratégias para a resolução de
alguns problemas associados a algumas áreas tradicionais de produção, de que o
setor do queijo “Serra da Estrela DOP” é um exemplo. Para o cumprimento deste
desígnio, a Escola tem integrado alguns projetos como o Simbiose (Ciência Viva), o CARDOP (Proder) e agora o Sustentare, com diversos parceiros de
referência, como a Escola Superior Agrária de Viseu/IPV, o Departamento de Ciências da Saúde da
Universidade Católica Portuguesa-Centro Regional das Beiras, a ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos
da Serra da Estrela), a Casa da Ínsua/Visabeira, a Confraria do Queijo Serra da
Estrela e a Empresa Burel Factory.
O
projeto SuStentare pretende ser um
contributo para uma abordagem estruturante, motivadora e inovadora do ensino
das Ciências na Escola e procura, também, dar um contributo importante para
explorar o modo como a Ciência, a Tecnologia e as Artes podem contribuir para
rentabilizar recursos existentes na região onde a escola se encontra integrada,
numa perspetiva de sustentabilidade, capacidade, criatividade e inovação.
Surge, ainda, como resposta aos apelos de diversas associações e empresas do
sector dos laticínios da região, que reconhecem a necessidade de serem
encontradas estratégias para a minimização dos impactos ambientais de alguns
subprodutos resultantes do fabrico do queijo “Serra da Estrela DOP”, encontrando,
inclusivamente, formas para a sua valorização económica e ambiental. Na
obtenção do processo de coagulação do leite de ovelha da raça “Serra da
Estrela” para o fabrico dos afamados queijo e requeijão “Serra da Estrela DOP”,
surge, como subproduto, o sorelho. O reconhecimento do valor nutricional e
farmacológico deste subproduto, o qual contém mais de 50% da matéria seca do
soro original e que pode constituir, pontualmente, alguns problemas de impacto
ambiental, levou-nos a considerar que o sorelho, dadas as suas características,
se podia constituir como uma matéria-prima base para a concretização deste
projeto inovador. Os promotores do projeto entenderam centrar, no todo do
produto, um conjunto de valências e recursos endógenos, onde o burel, produzido
a partir da lã de ovelha raça “Serra da Estrela”, entra na conceção e
realização da embalagem e o óleo das sementes, os extratos das flores e das
folhas de cardo na composição da matriz do sabonete, em complemento do sorelho.
Este projeto piloto
entra, agora, numa nova fase de estudo laboratorial intenso, relativo à
caracterização das propriedades bioativas, exfoliantes e aromáticas dos
sabonetes, que irá culminar num ensaio de testes dermatológicos. Paralelamente,
irão ser desenvolvidos e explorados os conceitos de marca, imagem, embalagens e
marketing, respeitando os valores
intrínsecos ao projeto, relativos à valorização dos recursos naturais e
endógenos, do potencial humano da região, da sustentabilidade ambiental e da
qualidade estética assentes na criatividade e na inovação. Acreditamos que,
apesar do percurso que falta concluir, e por todo o empenho, resultados e
sucessos já obtidos, a breve trecho, este produto possa ser uma realidade
comercial e possa ser experimentado e ensaiado, após a conclusão da fase de
testes, num dos nossos parceiros privilegiados, o Hotel
de charme Casa da Ínsua, como prova de um percurso e de uma estratégia de
sucesso que envolve instituições em prol de um setor e de uma região."
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