quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Demos início ao projecto... Demo


As solicitações têm sido tantas que nem tenho tido tempo para escrever. Demos início, reparem que juntando um (s) a palavra Demo fica Demos e a força passa a ser outra. Dizia eu que, Demos início ao delineamento do projecto in loco, nas Terras do Demo. Começamos pelo local mais distante até para provarmos que chegamos lá. Eu e o Prof. Alfredo Simões fomos recebidos de "braços abertos" por algumas de estruturas empresariais de referência do concelho. Designadamente, a Cooperativa do Távora (http://www.cooptavora.pt/) e  o turismo rural "Moinhos da Tia Antoninha" (http://www.moinhostiaantoninha.com/).  Isto para além de termos tido a honra de ser recebidos pelo Exm.º Sr Presidente do municipio de Moimenta da Beira. Percorremos de forma atenta alguns dos seus ex libris, incluindo o pavilhão municipal de Moimenta uma estrutura de referência a nível nacional para a prática do desporto. Na cooperativa, o seu Presidente, o Prof. João Silva, mostrou-nos ao milímetro os passos desta unidade e a sua ascenção meteórica, com os pés bem assentes no chão. Explicou-nos a forma estruturada como desde a plantação de novas vinhas até à comercialização tudo é pensado ao pormenor. Por gente empenhada em promover uma estrutura, como seja o caso do Eng. Cartagena, entre muitos, que conhece ao pormenor muito do que se faz por esse mundo fora, no que diz respeito à vinha, à maçã e ao desenvolvimento rural. Inclusivamente explicou-me a tal zona da "viticultura heróica" na ribera sacra que bem conhece. Eu não fiquei espantado, porque este sucesso não podia surtir do acaso. Isto foi pensado há largos anos e agora começou a dar os seus frutos. E já se está a plantar o futuro, eu até diria está-se a "desenhar" um futuro díficil mas de sucesso, com castas criteriosamente seleccionadas, com base num conhecimento remoto e não apenas no acompanhamento de modas e tendências. Eles podem ditar as modas, porqeu têm conhecimento e capacidade técnica. Em relação à conversa com o presidente da autarquia, eu só tenho a dizer. Se não formos para a frente com este projecto com este presidente, seguramente que não iremos com mais nenhum. Mas isto não quer dizer que vamos de qualquer maneira. Quer nós quer ele, como representante do municipio seremos muito criteriosos na criação e implementação deste projecto. Só assim será possivel que ele vingue. Esta pequena crónica, aliás como o filme que a acompanha, mostra que o que por lá se faz é autêntica relojoaria Suíça, no que se refere à qualidade, ao cuidado extremo e ao rigor do que por Moimenta da Beira se pratica.

Sem comentários:

Enviar um comentário