sábado, 31 de março de 2012

É Preciso estarmos e dizermos todos...Presente!

A ESAV viveu uma semana intensa com, (1) a visita de uma comissão de avaliação, ao curso de Enfermagem Veterinária, (2) a deflagração de um incêndio no seio da própria ESAV, que motivou um apelo generalizado de docentes, alunos e funcionários e... (3) a preparação da próxima vista dos alunos das escolas secundárias da região por parte da Presidência da ESAV e da Essência da Semana Rural por parte da AE da ESAV. Todos estes factos demonstram que a ESAV tem capacidade e dinâmicas que interessam explorar e potenciar mas, todos temos que dizer, presente! Explorando caso a caso apetece-me dizer o seguinte:
1. Em relação ao curso de Enfermagem Veterinária, dar os parabéns a todos os que estiveram envolvidos na preparação de todo o processo, recepção da comissão de avaliação, delineamento e implementação de toda uma estratégia para procurar dar resposta às dúvidas e questões levantadas por esta Comissão. Eu diria que, eventualmente, foi uma sorte ter sido este o primeiro curso a ser avaliado na ESAV pela sua capacidade a todos os níveis, alunos, docentes, estruturas específicas,... Agora todos os outros têm que "beber" esta experiência e ela tem que ser mostrada e divulgada aos outros cursos para que tenham tempo de se prepararem. Vermos o que terá corrido menos bem, para procurarmos não repetir,  alguns dos erros que possam, eventualmente, ter sido cometidos. Parabéns a todos os doentes, alunos e colaboradores de EV. Prestaram um excelente papel ao serviço da ESAV e do IPV e que este também aprenda com tudo o que se passou.
2. A deflagração do incêndio na ESAV, foi alvo dos maiores elogios por parte de muita gente para com os alunos, e docentes da ESAV. Comodamente eu estava no Bioparque nos Carvalhais a preparar o estágio de uma aluna de florestal, a Sónia Costa, e a dar uma volta pela requalificação dos 50 km de caminhos florestais em toda a serra com responsáveis da AFN e da Câmara de São Pedro do Sul e a vislumbrar de alto os incêndios em São Pedro do Sul, Castro Daire e Viseu. Seguramente preocupado com o que se estava a passar na ESAV e que curiosamente no momento em que era preciso estar presente, estava ausente. Há coisas do destino que se vêm repetindo desde há muito, neste particular. Quando somos precisos na ESAV...não estamos presentes, em particular "moi même". Isto reflecte que por vezes julgamos que somos os únicos capazes e isso não passa de uma utopia. Não há únicos nem imprecindíveis!
3. Em relação à preparação dos dias do IPV, eu não estarei presente...com pena minha! Talvez por isso e por outras coisas, não devo e não posso falar sobre este assunto de extraordinária importância para o futuro da ESAV. Irei falar do outro assunto relativo à preparação da Essência Rural da AE da ESAV. Esta poderá ser uma acção essencial e de vital importância para a ESAV mas, é preciso estarmos e dizermos todos presente. Os alunos, pelo o que me contaram, começaram da melhor maneira. Pediram a colaboração do criativo do IPV, Paulo Medeiros, para criar a imagem do evento, fundamental para o sucesso desta acção "monumental". Solicitaram a colaboração da ADDLAP para algum apoio financeiro, abrindo portas em nome da ESAV a uma estrutura de reconhecido mérito na divulgação e  promoção do "mundo rural", dos seus recursos, dinâmicas e motivações. Os primeiros ecos têm sido motivadores e servem com um excelente "doping" motivador para quebrar algumas das inércias e bloqueios, muitos deles mentais e funcionais. Agora têm que convencer a Presidência da ESAV sobre os méritos da iniciativa, os próprios alunos que serão fundamentais para o seu sucesso, e aos outros docentes, todos para ajudarem na construção do programa e das actividades que se poderão incluir neste que poderá ser um evento de excepção para revelar a capacidade da ESAV. Todos têm que dizer presente. A mim já me convenceram, mas o que quer dizer que para já têm apenas um a apoiar. Para termos todos a colaborar, os alunos também têm que divulgar este Mega-projecto na ESAV. A mim caber-me-á saber usar esta dinâmica para ajudar o projecto DEMO, como que esses dias fossem DEMO Days na ESAV, onde o público possa experimentar uma grande diversidade de iniciativas ligadas a produções agrícolas, à laboração, transformação e valorização das actividades gastronómicas, criatividade e artes ligadas ao artesanato e aos recursos endógenos, actividades em comunhão com a natureza, percursos pedestres, desportos radicais,... Vou aproveitar para me inspirar em Querença, visitando in Loco esta iniciativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário