terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Projeto Educativo “Um Rio com Vida”
















O projeto AARC - Atlantic Aquatic Resource Conservation, (Conservação dos Recursos Aquáticos do Atlântico), no qual a ADDLAP – Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva é um dos parceiros europeus, pretende conceber e aplicar estratégias de gestão integrada de recursos hídricos. A Quercus e a Escola Superior Agrária de Viseu/ IPV colaboram na execução de algumas das ações previstas. Em Portugal, um dos espaços a intervir é a bacia hidrográfica do Rio Vouga e das sub-bacias do Paiva e do Dão, na área coincidente com os cinco concelhos da área de abrangência da ADDLAP: Viseu, Vila Nova de Paiva, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. Neste território pretende-se efetuar uma caracterização das comunidades aquáticas da bacia do Vouga, em particular das populações de peixes e definir estratégias para a exploração dos recursos piscícolas, mediante a definição não só de programas de recuperação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos, como também da reabilitação das populações piscícolas com interesse económico para a região. No projeto, a componente de sensibilização ambiental terá um papel fulcral, com a conceção de um programa de educação para a sustentabilidade, com enfoque, na preservação das espécies migradoras e dos seus habitats, o qual será promovido junto das escolas da área de intervenção da ADDLAP e junto dos utilizadores dos cursos de água, em especial os pescadores, prevendo-se que os resultados desta experiência possam vir a ser replicados a nível nacional. Sendo a Educação Ambiental um pilar fundamental da Conservação da Natureza, ela assume uma importância de relevo no decurso do Projeto AARC. A compreensão e o conhecimento da biodiversidade da bacia hidrográfica do rio Vouga, bem como dos habitats que a integram e dos serviços ambientais que prestam ao homem, afigura-se-nos indispensável para o desenvolvimento de atitudes ambientalmente mais responsáveis e conscientes, consentâneas com a proteção dos recursos numa ótica de desenvolvimento económico sustentável, tanto a nível local como global. Assim, no decorrer do ano letivo 2012/2013, com o objetivo de divulgar junto da comunidade escolar os valores naturais ligados ao rio, a sua importância para o Homem no passado e no presente, e sensibilizar para a necessidade da sua preservação, pretende-se desenvolver o programa Educativo “Um rio com vida”.

Este programa destina-se a todos os alunos que frequentem o ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos) em estabelecimentos de ensino público e privado localizados na área coincidente com os cinco concelhos da área de abrangência da ADDLAP: Viseu, Vila Nova de Paiva, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.

O programa tem como objetivos: Divulgar os valores naturais do rio; Sensibilizar a Comunidade escolar para a necessidade de conservar os habitats ribeirinhos; Dar a conhecer o Projeto AARC nas suas diversas vertentes de Intervenção;  Envolver os alunos em atividades educativas sobre a temática “Um rio com vida”, num contexto escolar;

Este programa é constituído por duas modalidades indissociáveis: a primeira consiste na deslocação à escola de um técnico da equipa do projeto que irá dar a conhecer os valores naturais do rio e o projeto AARC (Ação de Educação Ambiental) e a segunda consta no desenvolvimento e apresentação, pela escola inscrita, de pelo menos um trabalho sobre os rios Vouga, Paiva ou Dão.

O Programa Educativo “Um rio com vida” é representado pela sua mascote, a Célia, uma lontra-europeia (Lutra lutra), espécie que ocorre na bacia do Vouga.





Sem comentários:

Enviar um comentário