terça-feira, 24 de setembro de 2013

Os alunos da ESAV lançam o repto...as cartas seguem dentro de momentos...e as respostas surgirão após as eleições...


http://www.gardenista.com/posts/a-restored-medieval-garden-at-le-prieur-dorsan
http://www.prieuredorsan.com/journal/jardinier/2012/04/29/fraternite/

A Escola Superior Agrária de Viseu, criada em 1994, apresenta um portefólio de cursos adaptados à realidade produtiva, económica, social e cultural da região, onde destacamos as licenciaturas de Eng. Agronómica, Eng. Florestal, Eng. Zootécnica, Enfermagem Veterinária, Qualidade Alimentar e Nutrição e Ecologia e Paisagismo. Este último, surgiu num contexto de gestão e valorização da paisagem e dos seus recursos naturais e endógenos, numa perspetiva de desenvolvimento económico ambientalmente sustentável. Como instituição de Ensino Superior de referência no setor, tem vindo a desenvolver um conjunto de projetos, nas diversas vertentes da produção agrícola, zootécnica e transformação agro-alimentar, com a intenção de dar resposta às solicitações da região e do País e designadamente do tecido empresarial, das instituições públicas e das associações ligadas ao desenvolvimento regional. Para a prossecução destes objetivos, a ESAV lançou em 2011 o projeto CARDOP em colaboração com diversas instituições de referência, onde constam a Universidade Católica – Departamento de Ciência da Saúde, Universidade de Coimbra – Centro de Neurociências, Biocant, Ancose, APPACDM (Viseu), Escola Secundária Viriato e um conjunto de produtores de Queijo Serra da Estrela.


O projeto CARDOP visa contribuir para a caracterização e valorização da cultura do cardo (Cynara cardunculus L.), cuja flor contém um coagulante vegetal imprescindível para a produção do Queijo “Serra da Estrela”. O conhecimento da extensão e padrão da diversidade morfológica, bioquímica e genotípica de plantas e populações de cardo constitui um procedimento fundamental para caracterizar a biodiversidade da espécie e identificar ecótipos com elevado potencial para a produção do queijo “Serra da Estrela”. É objetivo último do CARDOP implementar um plano de conservação, propagação e melhoramento da espécie.

O cardo revela uma extensa diversidade ao nível da morfologia da planta, que pode ser valorizada do ponto de vista ornamental, pela beleza da forma e cores azul-violáceas das suas flores/capítulos, pelas tonalidades de verdes e acinzentados e opulência das suas folhas. A todos estes elementos estéticos acresce a sua extrema resistência ao stresse hídrico, que com o advento das alterações climáticas, passou a constituir-se como uma prioridade na seleção e escolha de plantas a incluir na criação de jardins em espaços públicos. Existem espalhados pelo mundo inúmeros exemplos de aplicação paisagística do cardo/alcachofra, em lugares de referência como jardins de hotéis de  luxo, parques botânicos, onde destacamos o de Bordéus, uma região com enormes similitudes com a nossa paisagem, produção agrícola, transformação agro-alimentar e a nossa cultura.

Esta espécie, pela sua estreita relação com a produção do Queijo Serra da Estrela, surge como proposta para a criação de jardins temáticos alusivos ao Cardo e Queijo Serra da Estrela, associados aos concelhos que pertencem à área geográfica correspondente à Denominação de Origem Protegida de produção do Queijo Serra da Estrela, que inclui os concelhos de Penalva do Castelo, Mangualde, Nelas, Carregal do Sal, Tondela, Viseu, Aguiar da Beira, Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Manteigas, Trancoso, Guarda e Covilhã.

Neste sentido, os alunos da Escola Superior Agrária de Viseu dos cursos de Ecologia e Paisagismo e Eng. Agronómica, em colaboração com os parceiros do projeto CARDOP e com a Confraria do Queijo Serra da Estrela vêm propor ao Município que V. Ex.ª preside, a nossa disponibilidade para em articulação com a autarquia, estudarmos a exequibilidade de concretizarmos este projeto de intenção relativo à criação e instalação de um jardim temático alusivo ao Cardo e ao Queijo Serra da Estrela, ou recriação de um espaço já existente.



Sem comentários:

Enviar um comentário