sábado, 24 de janeiro de 2015

O queijo Serra da Estrela pode estar em cheque....ou isto vem mesmo a calhar!



"Deputados do Partido Socialista (PS) questionaram o Governo sobre o processo de autorização da utilização do cardo no fabrico do queijo da Serra da Estrela, anunciou hoje o grupo parlamentar socialista.
No requerimento, enviado à ministra da Agricultura e do Mar, os deputados lembram que é utilizada uma enzima (cardo) na produção do queijo da Serra da Estrela e que o regulamento do Parlamento Europeu passou a determinar que seja apresentado um pedido de autorização para o uso de qualquer enzima em produtos alimentares.
De acordo com os deputados, os produtores de queijo da Serra da Estrela e associações que representam o sector "estão preocupados por ainda não ter sido efectuado nenhum pedido de autorização", apesar de o prazo limite apontar o dia 15 de Março.
Os socialistas alertam para o facto de que "há todo um processo que urge concluir" e "não obstante algumas garantias entretanto dadas de que o pedido de autorização correrá dentro do prazo" mostram-se preocupados com o cumprimento desse prazo, já que, como alertam, este é processo que "carecerá do envolvimento de todas as entidades competentes e partes interessadas".
Assim, nas questões apresentadas os deputados questionam a ministra Assunção Cristas sobre "o ponto de situação do pedido de autorização" e sobre "as medidas que o Governo tomou para garantir que o processo de pedido de autorização para o uso do cardo esteja pronto dentro do prazo limite".
"Que providências foram tomadas junto à Comissão Europeia e que garantia tem o Governo de que esta autorização, caso cumpra o prazo como se espera, terá um desfecho positivo?", é outra das questões que os eleitos do PS exigem ver respondida."
Lusa/SOL
http://www.sol.pt/noticia/122620

Acredito que este processo "vergonhoso e hipócrita" com objetivos bem precisos possa conduzir a que o Queijo Serra da Estrela "produzido com care, love and soul" com flores de cardo e agora com flores de cardo selecionadas, possa disparar para os 60 Euros/kg, pois serão 2-3 produtores a produzir desse modo em modo de excelência e de uma forma ímpar. Eu já vi esta história nos vinhos regionais que são mais caros que os DOC, claro com nuances diferentes mas também em muitas outras situações. Estas noticias vêm a calhar numa altura em que o Queijo Serra da Estrela vai entrar no período das suas feiras...para uma boa promoção. Saibamos aproveitar este ensejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário