sábado, 26 de outubro de 2013

Nutrition Awards... investir na inovação para colhermos frutos...


http://www.publico.pt/sociedade/noticia/formas-diferentes-de-comer-fruta-premiadas-nos-nutrition-awards-1609363
http://www.nutritionawards.pt/

Dois projectos que propõem formas diferentes de comer fruta ficaram entre os vencedores da 4.ª edição dos Nutrition Awards. Os prémios, que pretendem valorizar projectos na área agro-alimentar e criar pontes entre o sector da investigação e o empresarial, foram anunciados nesta quarta-feira numa cerimónia na Fundação Calouste Gulbenkian. O Fruut, snack de maçã desidratada, e a FruShape, fruta em formas que podem ser corações, estrelas, ou muitas outras, venceram respectivamente o prémio de Produto Inovação e Investigação e Desenvolvimento.

A ideia do Fruut nasceu de um problema para o qual era preciso encontrar uma solução: a Sociedade Agrícola Quinta de Vilar, de Viseu, produtora de fruta há mais de 40 anos, estava à procura de uma forma de escoar a parte da produção de maçãs com “um calibre médio que é habitualmente recusado pela grande produção”, explica Filipe Simões, que se juntou aos responsáveis da quinta para formar uma empresa e uma marca, a Pomar, e lançar no mercado a maçã desidratada.

Foram necessários dois anos e meio para, numa parceria com investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, desenvolver o projecto e chegar à fórmula certa, em que são retirados 90% da humidade da maçã (que retém assim o suficiente para não ficar totalmente seca). “É apenas fruta, a maçã é laminada e seca, não sofre qualquer outra transformação, nem leva qualquer aditivo”, sublinha Filipe. Tem a vantagem de ter um prazo de validade de 18 meses porque “geralmente o que leva à deterioração dos produtos é a água”, que aqui praticamente não existe.

O Fruut – que existe em duas versões, vermelho-doce (com maçã Gala), e verde-intenso (com Granny Smith) – foi lançado no dia 1 de Julho e até agora já chegaram ao mercado 120 mil embalagens. Estão já a trabalhar, sempre com a Universidade Católica, em novos produtos, que esperam lançar em 2014. O objectivo, diz, é atingir um milhão de euros de facturação em 2015 e três milhões em 2017, com 70% da produção destinada à exportação, sobretudo para o Norte da Europa e Reino Unido. Mas, sublinha Filipe Simões, mantendo sempre a marca “100% portuguesa, num processo em que todos os fornecedores são portugueses”.

Imagine-se um coração de kiwi, uma estrela de morango ou um nome escrito em letras de pêssego: foi também à volta da fruta que se pôs a trabalhar a empresa agro-alimentar Frulact. A fruta já é há muito tempo a base do seu trabalho – é a Frulact quem trata a fruta que é depois integrada em iogurtes de várias marcas. Mas desta vez decidiram testar a ideia de um dos funcionários e tentar desenvolver fruta moldada em diferentes formas.

A base utilizada é uma fonte amiloproteica, que pode ser sêmola de trigo duro, glúten, farinha de arroz ou farinha de milho, e depois uma fonte de fruta (também podem ser usados vegetais ou cacau) que pode representar até 98% do produto final.

A ideia é que daqui saia fruta nas formas que se quiser: estrelas, corações, letras ou outra qualquer, que podem ser consumidas em separado ou colocadas em iogurtes ou toppings de gelados, por exemplo. O produto, baptizado como FruShape, ainda não está no mercado porque a empresa procura agora um parceiro interessado em comprar uma parte da produção suficiente para justificar o investimento em maquinaria.

Os Nutrition Awards premiaram também, na categoria Iniciativa de Mobilização, o projecto Alimentação Inteligente – Coma Melhor, Poupe Mais, um manual para ajudar os consumidores a terem uma alimentação mais saudável e, ao mesmo tempo, a gastar menos. O trabalho é da nutricionista Maria João Gregório e da professora de Segurança Alimentar e Qualidade Alimentar da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto Maria Cristina Teixeira Santos.

Na categoria de Serviço Inovação, a escolha do júri foi para MyFarm.com – A sua horta, os seus produtos, o nosso engenho, que tem como objectivo “sensibilizar a população para o cultivo e manutenção da sua própria horta”, de 49 m2 num terreno da MyFarm, podendo o cliente acompanhar, através de uma câmara colocada no local, o desenvolvimento do que pediu para ser plantado (há uma escolha entre 70 culturas de Primavera/Verão, e Outono/Inverno). Quando estiverem prontos, os produtos podem ser colhidos pela MyFarm (que os entregará ao cliente) ou pelo próprio agricultor à distância.

O Prémio Especial Comunicação (uma parceria com o PÚBLICO) distinguiu o trabalho Porque comemos assim?, do jornalista Luís Silvestre, publicado na revista Sábado.

Os Nutrition Awards não são prémios monetários, e partem de uma iniciativa da consultora de comunicação CGI e da Associação Portuguesa de Nutricionistas, e têm como parceiros os Ministérios da Economia, Educação, Saúde e Agricultura e Mar.

 

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