http://www.publico.pt/sociedade/noticia/formas-diferentes-de-comer-fruta-premiadas-nos-nutrition-awards-1609363
http://www.nutritionawards.pt/
Dois projectos que propõem formas diferentes de comer fruta
ficaram entre os vencedores da 4.ª edição dos Nutrition Awards. Os prémios, que
pretendem valorizar projectos na área agro-alimentar e criar pontes entre o
sector da investigação e o empresarial, foram anunciados nesta quarta-feira
numa cerimónia na Fundação Calouste Gulbenkian. O Fruut, snack de maçã
desidratada, e a FruShape, fruta em formas que podem ser corações, estrelas, ou
muitas outras, venceram respectivamente o prémio de Produto Inovação e
Investigação e Desenvolvimento.
A ideia do Fruut nasceu de um problema para
o qual era preciso encontrar uma solução: a Sociedade Agrícola Quinta de Vilar,
de Viseu, produtora de fruta há mais de 40 anos, estava à procura de uma forma
de escoar a parte da produção de maçãs com “um calibre médio que é
habitualmente recusado pela grande produção”, explica Filipe Simões, que se
juntou aos responsáveis da quinta para formar uma empresa e uma marca, a Pomar,
e lançar no mercado a maçã desidratada.
Foram necessários dois anos e meio para, numa parceria com
investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica,
desenvolver o projecto e chegar à fórmula certa, em que são retirados 90%
da humidade da maçã (que retém assim o suficiente para não ficar totalmente
seca). “É apenas fruta, a maçã é laminada e seca, não sofre qualquer outra
transformação, nem leva qualquer aditivo”, sublinha Filipe. Tem a vantagem de
ter um prazo de validade de 18 meses porque “geralmente o que leva à
deterioração dos produtos é a água”, que aqui praticamente não existe.
O Fruut – que existe em duas versões, vermelho-doce (com maçã
Gala), e verde-intenso (com Granny Smith) – foi lançado no dia 1 de Julho e até
agora já chegaram ao mercado 120 mil embalagens. Estão já a trabalhar, sempre
com a Universidade Católica, em novos produtos, que esperam lançar em 2014. O
objectivo, diz, é atingir um milhão de euros de facturação em 2015 e três
milhões em 2017, com 70% da produção destinada à exportação, sobretudo para o
Norte da Europa e Reino Unido. Mas, sublinha Filipe Simões, mantendo sempre a
marca “100% portuguesa, num processo em que todos os fornecedores são
portugueses”.
Imagine-se um coração de kiwi, uma estrela de morango ou um nome
escrito em letras de pêssego: foi também à volta da fruta que se pôs a
trabalhar a empresa agro-alimentar Frulact. A fruta já é há muito tempo a base
do seu trabalho – é a Frulact quem trata a fruta que é depois integrada em
iogurtes de várias marcas. Mas desta vez decidiram testar a ideia de um dos
funcionários e tentar desenvolver fruta moldada em diferentes formas.
A base utilizada é uma fonte amiloproteica, que pode ser sêmola
de trigo duro, glúten, farinha de arroz ou farinha de milho, e depois uma fonte
de fruta (também podem ser usados vegetais ou cacau) que pode representar até
98% do produto final.
A ideia é que daqui saia fruta nas formas que se quiser:
estrelas, corações, letras ou outra qualquer, que podem ser consumidas em
separado ou colocadas em iogurtes ou toppings
de gelados, por exemplo. O produto, baptizado como FruShape, ainda não está no
mercado porque a empresa procura agora um parceiro interessado em comprar uma
parte da produção suficiente para justificar o investimento em maquinaria.
Os Nutrition Awards premiaram também, na categoria Iniciativa de
Mobilização, o projecto Alimentação Inteligente – Coma Melhor, Poupe Mais, um
manual para ajudar os consumidores a terem uma alimentação mais saudável e, ao
mesmo tempo, a gastar menos. O trabalho é da nutricionista Maria João Gregório
e da professora de Segurança Alimentar e Qualidade Alimentar da Faculdade de
Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto Maria Cristina
Teixeira Santos.
Na categoria de Serviço Inovação, a escolha do júri foi para MyFarm.com – A sua horta, os seus produtos, o
nosso engenho, que tem como objectivo “sensibilizar a população para o cultivo
e manutenção da sua própria horta”, de 49 m2 num terreno da MyFarm, podendo o
cliente acompanhar, através de uma câmara colocada no local, o desenvolvimento
do que pediu para ser plantado (há uma escolha entre 70 culturas de
Primavera/Verão, e Outono/Inverno). Quando estiverem prontos, os produtos podem
ser colhidos pela MyFarm (que os entregará ao cliente) ou pelo próprio
agricultor à distância.
O Prémio Especial Comunicação (uma parceria com o PÚBLICO)
distinguiu o trabalho Porque
comemos assim?, do jornalista Luís Silvestre, publicado na revista Sábado.
Os Nutrition Awards não são prémios monetários, e partem de uma
iniciativa da consultora de comunicação CGI e da Associação Portuguesa de
Nutricionistas, e têm como parceiros os Ministérios da Economia, Educação,
Saúde e Agricultura e Mar.
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