quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Hoje apeteceu-me (Re)Citar o Mestre... Aquilino Ribeiro


 
 
 
 
 
 
 
"Dado que pudéssemos medir o mundo por outra toeza, outro galo nos cantara. Mas a nossa insignificância exige precisamente esta pessoalidade de comensuração, donde resulta que a Primavera, por exemplo, não é um fenómeno com a sua ciclicidade de todo independente do indivíduo, mas uma forma do seu estado de ser.
 
As rosas têm mais ou menos perfume conforme o momento de sensibilidade de quem as aspira. O prado de um proprietário é sempre mais bonito que o prado do vizinho. As fruteiras que Fulano plantou apresentam corimbos que revestem a seus olhos um encantamento que as torna inigualáveis, comparadas com outras da mesma espécie.
 
Se o homem tivesse olhos, como as máquinas fotográficas, puramente objectivos, gozaria por certo o mundo de forma invariável, um só tom, uma só forma, uma só gama. Todavia é na diversidade da retina que reside a ciência; o bem e o mal. Uniforme só o olhar dos anjos. Há dias que gosto do vale, de estâncias mais amáveis. Outros dias em que o minuto mais grato é o da despedida para a serra."
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário