A teoria do "Valley of Death" , que o Ricardo Pereira do Comon tão bem descreveu, estabelece que o momento
crítico para o sucesso de um novo produto, reside na componente da
comercialização que passou pela fase de investigação, desenvolvimento e
transferência de tecnologia e promoção e lançamento do produto, a partir do
qual estão lançadas as bases para o seu sucesso.
Curiosamente, por coincidência foi lançado este mesmo ano, na altura maior
para o QSE, uma nova marca com a designação “Vale da Estrela”. Não acompanhei
nem intervi neste percurso, contudo o que me parece é que terá “saltado” algumas
destas etapas descritas, caindo quase diretamente no tal período crítico.
É
certo que a estratégia seguida por esta estrutura e pelos seus responsáveis, apenas
pode ser seguida por muito poucos, pois muito poucos têm a influência social e
política dos seus responsáveis, não apenas a nível regional, mas nacional e até
internacional.
É meu desejo ardente que, para bem de todo este setor e dos seus
promotores, o “balanço do salto” tenha sido tão grande que consigam saltar
também o tão malfadado “Vale da Morte” que é causa de extermínio para muitas
empresas, mas acredito bem que esta tenha a sua parte comercial tão “afinada”
que lhe auguro um bom e promissor futuro, desde que não descure alguns aspetos
mais básicos, que mesmo elementares não podem ser esquecidos...
Sem comentários:
Enviar um comentário