terça-feira, 25 de outubro de 2016

Apple Day...in the Apple Paradise...at Viseu

Hoje foi mais um daqueles dias que me pôs a pensar porque não vamos mais vezes à Estação Agrária de Viseu para aprendermos e vermos onde poderemos ser úteis à agricultura da região. Foi uma pena não termos junto a ESAV e a Estação Agrária de Viseu quando isso chegou a estar na agenda. Acredito que hoje seríamos uma instituição de referência nacional na Agricultura, juntando capacidades técnicas e científicas de ambas as estruturas, aliando a prática à teoria. A politica não deixou que isso acontecesse, mas pode ser que ainda um dia isso ainda venha a surgir. A Eng. Arminda teve a amabilidade de nos receber e transmitir um pouco do muito saber acumulado ao longo de quase duas décadas com particular ênfase nas variedades regionais, em especial na maçã "Bravo de Esmolfe" e nos seus mais de 150 clones, mas também no "Pardo Lindo", no "Pé curto de Tábua", no "Três ao Prato", na "Tromba de Boi", no "Focinho de Burro", na "Aristides", ...
Estão hoje criadas mais de 100 fichas varietais de maçã e vou olhar com um pouco mais de atenção porque estes momentos de pouco investimento do estado, são bons momentos para refletirmos e desenharmos o futuro. É uma pena e uma perda a falta de investimento nestas Estações Agrárias e nestes campos de recursos genéticos. A ESAV pode ajudar com os seus alunos a colmatar alguma falta de fundos, mas pode fazer mais em articulação com os técnicos da Estação Agrária, não só na maçã como noutras culturas.
Também podemos ajudar nas colheitas envolvendo alunos e voluntários da cidade. Que bom seria termos o "Apple day" em Viseu onde se envolvessem os voluntários a colher mas também a provar as maçãs, e fazermos uma feira com pastelaria, marcenaria, fabrico de sumos, maçãs secada e liofilizada, sidra, workshops, .... Hoje anda muito em voga a necessidade de patrocínios. Conhecem algum que possa estar interessado neste dia?....sugiro a Apple. A agricultura na região não é só vinho e a maçã tem um potencial enorme por força do nome e da qualidade das novas variedades regionais.
Para vender maçãs a nichos de públicos, temos o exemplo da variedade "Aristides" para judeus,... porque seria? estaria devidamente ajustada esta ligação até por Aristides Sousa Mendes? No próximo dia 15 de novembro oferecemo-nos para ajudar a colher a "Malápio da Ponte" uma variedade mais tardia, mas não por isso inferior. 
We would like to thanks to Anne and James for coming and for us you are always well coming. Um agradecimento especial à Eng. Arminda e à Exm.ª Sr. Diretora Regional da DRAPC por ter autorizado esta visita. Até ao dia 15 de novembro....till 15 november....
















Sem comentários:

Enviar um comentário