sábado, 25 de novembro de 2017

Há Muitas Estrelas na Beira...

No âmbito das comemorações dos 40 anos da APPACDM-Viseu, realizou-se um jantar solidário intitulado "Há Estrelas na Beira". O título "Há Estrelas na Beira" como poderia ser "À Beira das Estrelas", veio a propósito, em primeiro lugar, de homenagear todos aqueles que frequentam esta instituição bem como aos seus colaboradores e àqueles que a dirigem. Após o fatídico mês de outubro, no que aos incêndios se refere e agora também à seca, julgamos que devemos reforçar todas aquelas "estrelas" da gastonomia que foram atingidas no seu cerne e que estão ligadas de forma emblemática com a Estrela, a serra maior de Portugal Continental. Em conversa com o João Madanelo da Ancose referiu-me que tem sido impressionante e emocionante a solidariedade de muitas empresas e pessoas individuais de todo o Portugal e ilhas para com aqueles que sofreram uma pesada derrota, mas que se irão erguer. Acredito que num futuro breve poder-se-á fazer uma ação regional de larga escala para retribuir aos muitos que nos ajudaram neste momento difícil. O estado tem feito a sua parte, mas a sua grande maior ajuda em certas situações será não atrapalhar e ser um facilitador isso já seria uma grande ajuda.
Nós tentamos jogar sempre em antecipação e acreditem que, muito em breve, a APPACDM será uma referência regional, nacional e mundial na produção de flor de cardo um dos ingredientes maiores do Queijo Serra da Estrela. O mesmo se passará com um vinho do Dão de referência que esta mesma instituição está a produzir com a ajuda de uma equipa liderada pelo Hugo Esteves da Vines and Wines e que em breve poderá estar no ponto de ir a prova. Para conjugar todas estas "estrelas" convidamos o Prof. José Machado da EB 2,3 Dr. Azeredo Perdigão (Abraveses) para nos transmitir mais alguns conhecimentos no que aos astros e estrelas se refere e que fez uma apresentação notável, com uma dinâmica muito sua e um conceito estético de extrema valia. O meu muito obrigado pelo tempo que investiu num documento que será referência para muitos colegas e que aqui deixo apenas um resumo. Muito em breve irá ter a oportunidade de fazer a sua apresentação para alunos da ESAV e deste modo procurar incentivá-los para a beleza da Astronomia quiçá em conjugação com o prazer da Gastronomia. 





















1 comentário:

  1. Obrigado Paulo Barracosa. Estarei sempre disponível para colaborar com uma causa tão nobre que é a preservação, desenvolvimento e defesa do nosso património local, humano, agrário, gastronómico, cultural, artístico...

    ResponderEliminar