sábado, 4 de novembro de 2017

O que nos MOVE é a Delícia de Criar de novo...

...Hoje, tive o privilégio de colher mais uns ensinamentos pela mão do Luis Abrantes que nos fazem acreditar que é possível fazer diferente de forma arrojadamente consciente, aqui bem perto! Para isso temos que falar com pessoas que já o fazem há muito que quebram estereótipos e que nos lançam desafios. Eu gosto criar sinergias entre pessoas e instituições não prováveis, pelas mais diversas circunstâncias. Mas há um conjunto de premissas que todos têm cumprir e essa avaliação faço-a eu, porque antes de tudo, são Amigos! Vem toda esta conversa a propósito da criação de um novo projeto que pode ter a designação Alameda...e que seria uma Delícia..."Criar bombons de Medronho". Falaremos depois de todas as mais valias nutricionais e funcionais do medronho. A Manuela e o Ilídio regressam amanhã de Paris, depois de terem ido a Londres percorreram as maiores feiras mundiais "du Chocolat". Devem vir com ideias mil para concretizarem mais alguns dos seus imensos sonhos. Por isso esta não será a melhor altura para lançar este desafio. Mas, tenho a certeza que vão ouvir! Podemos registar o nome "Arbutus"....





"A caracterização química detalhada do medronho realizada pelos investigadores da UA destaca a presença de ácidos gordos insaturados (nomeadamente ómega 3 e 6), bem como fitoesteróis e triterpenóides, compostos com importante atividade biológica. “Os ómegas 3 e 6 são ácidos gordos essenciais que têm de ser obtidos a partir da dieta uma vez que o nosso organismo não os sintetiza” 

“têm um importante papel na saúde uma vez que contribuem regular o nível de colesterol”. E os triterpenóides, para além de ajudarem igualmente a controlar o colesterol, têm uma ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica. 

"A atividade antioxidante reflete a capacidade de evitar a formação de radicais livres, substâncias que, quando produzidas em excesso no organismo são responsáveis pelo stress oxidativo, conhecido por provocar danos no organismo humano, os quais estão associado ao envelhecimento e aumento da suscetibilidade a diversas doenças, nomeadamente as doenças civilizacionais emergentes”

https://www.bancodasaude.com/noticias/uaveiro-faz-bolachas-e-bombons-de-medronho/

Sem comentários:

Enviar um comentário