sexta-feira, 30 de março de 2018

Pedro com "olho de Lince" na Movecho...para uma águia-calçada



A águia-pequena, águia-calçada ou águia-de-botas (Hieraaetus pennatus) é uma ave de rapina grande. Tem cerca de 47 cm de comprimento e uma envergadura de 120 cm. É a menor das verdadeiras águias europeias, apresentando um tamanho e formas semelhantes aos da águia-de-asa-redonda (Buteo buteo). Como todas as águias, está classificada na família Accipitridae.
O voo da águia-de-botas é mais semelhante aos das águias verdadeiras, seguindo uma trajetória mais direta.
Ela habita o sul da Europa, norte da África e grande parte da Ásia. É uma ave migratória e passa o inverno na África subsariana e no sul da Ásia. Esta águia põe 1 a 2 ovos em um ninho de árvore ou rochedo.
É uma espécie de área arborizada, muitas vezes encontrada em montanhas ou campos abertos. Caça pequenos mamíferos, répteis e outras aves. É mais pequena que a águia-de-asa-redonda, mas tem um formato mais aquilino que a outra. Machos adultos têm cerca de 700 g de peso e as fêmeas podem chegar a 1 kg. Existem dois tipos de plumagens: a pálida têm predominância do cinza-claro com a cabeça e as penas de voo negras; a outra forma têm plumagem com um marrom-médio com penas de voo em cinza-escuro.
O pio é um guincho kli-kli-kli. Recentes pesquisas de ADN na águia-pequena passaram-na do género Aquilapara para o Hieraaetus.
Em termos europeus encontra-se na categoria SPEC 3 (SPEC corresponde a Species of European Conservation Concern – espécies que suscitam preocupações de conservação a nível europeu). O critério para a inclusão desta espécie nesta categoria prende-se com o fato de ser uma espécie rara na Europa com uma população inferior a 10 mil casais. Os decréscimos registados parecem dever-se a fatores relacionados com a degradação e destruição dos habitats. A caça furtiva e a mortalidade devida a eletrocussão nos postes elétricos, também parecem constituir importantes fatores de ameaça.
Ora aqui está um bom pretexto para a EDP poder vir a considerar apoiar um projeto que se preocupa com a avifauna, numa zona industrial...


Sem comentários:

Enviar um comentário