quarta-feira, 12 de setembro de 2018

MOVECHO...4.0 i COTEC +....ECHO

Para a região e para o País é um privilégio podermos contar com indústrias do "quilate" da MOVECHO. A COTEC que anda a mostrar exemplos pelos País de indústrias de referência no conceito 4.0, acredita que a MOVECHO seja uma daquelas que melhor representa e que considera  ser uma referência. Percebemos isso facilmente pela similitude das siglas, pelo que a COTEC está incluída na MOVECHO, à qual a MOVECHO ainda lhe junta o conceito ECHO e que a faz distanciar de todas as demais. 
O Luís Abrantes na sua intervenção deu testemunho de uma das frases mais sábias que tenho ouvido nos últimos tempos..." A Alma é o Segredo do Negócio", contra a cultura ainda vigente do "Segredo é a Alma do Negócio". Corroboro na íntegra este conceito aliado também à ideia de que o que contam são as pessoas para que se possa fazer a diferença, para além de todos os "robôs", "softwares" e "hardwares". Quem não tem medo trabalha assim, sabendo que quando lança um produto já está na criação e desenvolvimento de outros ainda com mais densidade, valor e diferenciação na busca incessante da perfeição.
Pedro Silva da consultora Kpmg falou de exemplos de indústrias de várias áreas na qual o conceito 4.0 mudou o paradigma, desde a recolha de lixo até às áreas da saúde entre outras e que efectivamente são autênticos exemplos de casos "open minds" e "out of the box" e que nos põe a pensar em "milhento"s outros exemplos.
A Secretária de Estado da Indústria, Doutora Ana Teresa Lehmann, para além de considerar e descrever muito bem o espírito MOVECHO também referiu que a Inovação é uma aliada da Tradição e que devemos considerar o conceito tradição como estratégico para a diferenciação das empresas que possa permitir a criação de identidade e valor  no conceito e no produto. Costumo dizer que por cá temos a "tradição de inovar" quando falo do "Queijo Serra da Estrela" como também se aplica a muitas outras áreas muitas delas relacionadas com a valorização dos recursos endógenos. Eu sei que até pelo "crachá" que me deram ainda estou no nível 3.0 e que terei que conviver muito com os da Movecho para ver se subo de nível. Eu quando passeio pelo mobiliário Movecho identifico as paisagens e os recursos genéticos dos nossos "ares" através da forma e das texturas que criam. Não sei se por coincidência um dos projetos que lançamos na Alameda foi o Alma. Pensava eu que andava a trazer para dentro. Eu ando é a beber do espírito Movecho, ...mas tenho muito para aprender! Vou mas é pensar na Ag 4.0...


























Sem comentários:

Enviar um comentário