...a todos aqueles, muitos, que nos apoiaram em todas as realizações do CARDOP e particularmente nesta última realizada na prisão do campo. As cartas vão a caminho e devidamente personalizadas com a lindíssima letra da Anabela Nogueira, a nossa telefonista. Nisto somos seguramente diferentes valorizarmos aqueles que normalmente não o são...o nosso imenso obrigado a todos e à Anabela em particular.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
Era Vital que não houvesse confusão...
No Jumbo de Viseu...existe uma zona onde os clientes podem escolher as infusões e especiarias, sabendo a origem das suas proveniências e adquirindo a quantidade que quiserem. Para meu espanto, porque não é frequente, optaram pela qualidade, escolheram a Ervital como uma das empresas fornecedoras e que todos reconhecemos como uma das melhores na áreas das aromáticas e infusões. Mas como qualquer hipermercado que se preze, lá fez a sua habilidade. Misturou de modo um pouco aleatório as infusões Ervital com umas "coisas secas" Mundial. Eu apelo a que tenham a garantia do que estão a comprar é Ervital, porque o que a Mundial vende é "palha" e só é burro quem quer. Atentem ao pormenor da Alcachofra para o sistema digestivo que...não lembra o diabo!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
Alguns estão a deixar cair a máscara....
... ele há pre"Núncios" do que está para acontecer. Até parece carnaval, mas trata-se mais de um circo e os palhaços somos nós! Há uns anos foram os sobreiros e a cortiça, depois os submarinos e agora...offshore..."Jacinto Leite Capelo Rego", é como "limpar o cúzinho a meninos"....Mas tanto são estes como os outros...
http://24.sapo.pt/noticias/nacional/artigo/mascaras-de-cortica-devolvem-entrudo-antigo-a-aldeias-da-serra-da-lousa_18824337.html
Etiquetas:
Jacinto Leite Capelo Rego,
Paulo Núncio,
sobreiro
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Quando os nossos filhos são o nosso orgulho,...neste caso a Mariana e os seus bolinhos de bacalhau e grão-de-bico
https://www.facebook.com/direc aogeralsaude/videos/vb.4197620 11379759/1330565286966089/? type=2&theater¬if_t= comment_mention¬if_id=14876 06989734735
O sitio da Alimentação Saudável da Direção Geral de Saúde, lançou hoje a receita “Bolinhos de bacalhau e grão-de-bico”, uma ótima sugestão para uma refeição de sabor bem português, equilibrada, saborosa, muito fácil de fazer e que pode levar consigo para todo o lado. http://bit.ly/bolinhos-de-bacalhau
Depois do enorme sucesso da edição anterior, esta é a primeira da nova temporada de receitas saudáveis, simples e práticas, realizadas em conjunto com a a Faculdade de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, e que iremos disponibilizar nas próximas semanas.
Quero dar nota que o grupo onde a Mariana está fez um excelente trabalho, de uma ideia que foi recuperar das gentes de Almeida e transformou-a sob ponto de vista da nutrição ainda mais saudável, com a ajuda do Prof. Pedro Graça e do Chefe Hernâni Ermida. Não podemos esquecer as origens que nos podem permitir chegar às estrelas...Almeida, estrela do interior,... a única estrela que se vê do céu.
Muitos parabéns e um agradecimento especial a todos os que colaboraram e permitiram que o projeto visse a luz do dia, incluindo todos desde ao D. Manuela até ao José Machado, passando por todos sem exceção e muito em especial ao grupo das colegas da Mariana.
Os excessos de zelo do Biológico e ....os erros crassos....
Não existe qualquer dúvida que os produtos de origem biológica, são normalmente, de qualidade superior do que aqueles que não ostentem esse epíteto ou certificação. Mas ele há exemplos que eu diria que é um excesso de zelo e que servem para alimentar umas poucas estruturas e eventualmente alguns vícios. As minhas filhas são consumidoras de produtos bio e eu pago por isso. Hoje a minha Rita mostrou-me "snacks de coco", bio, vindos do Sri-lanka, para mim com qualidade muito duvidosa, pela cor acastanhada e oxidação e por isso vêm tostados o que é a forma menos saudável. Agora no seu interior vinha um pacote de sílica, o que não lembra o diabo. Estes pacotes brancos vêm normalmente em peças "rascas" oriundas da china, não comestíveis. Até ao dia de um "puto" comer...coco com silica...
domingo, 19 de fevereiro de 2017
As ovelhas são um ótimo modelo...para a articulação...
...temporomandibular,... como são ainda um ótimo modelo para a articulação e desenvolvimento do território, especialmente as da raça Serra da Estrela...mas é preciso investir na apoio à sua instalação.
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-04-22-Medico-tenta-corrigir-anomalia-do-maxilar-humano-recorrendo-ao-maxilar-das-ovelhas
Etiquetas:
David Ângelo,
ovelha Serra da Estrela
O dia de amanhã....como ...."estrela polar"...
....poderá ser determinante para o sucesso do queijo Serra da Estrela, ou pelo menos para algum dos produtores. Talvez por fortuna, o cardo não vá nessa "onda", até para não ficar mal na fotografia. Já que o cardo, no QSE, conseguiu chegar aqui sem apoios estatais de monta, assim pode continuar...Já eu, depois de assegurar o cardo aos poucos a quem devo na região, vou partir para outra...!
Como dizia alguém que muito respeito e admiro, "a força de um rio não se vê na foz", eu acrescento "nem no vale..., vê-se na nascente e que neste caso será sempre uma Estrela...que se quer a "polar" e não cadente "....já dizia Vergílio Ferreira, se calhar não por acaso nado em Melo (Gouveia), e no rio manda a "Madre" água.
“Alucina-me o absurdo como um labirinto: como ser eu nos outros? Ser irredutível e múltiplo? Mas só assim a solidão deixaria de existir. Que me importa transmitir aos outros que dois e dois são quatro ou mesmo o que se passa no fundo de mim? O que eu queria era ser eles quando estão pensando que dois e dois são quatro. O que eu queria é que eles sentissem o que eu sinto e não o que eles sentem. O que eu queria é que eles fossem eu e eu eles, porque só assim é que a ‘comunicação’ tem sentido. Decerto, tudo isto é absurdo – estou farto de o saber. Mas o mais absurdo é o mais humano…”, Vergílio Ferreira (Estrela Polar)
“– O homem está só. Mas como há-de ele estar só? Isto é um absurdo e a vida não pode ser absurda. Toda a minha história começa aqui. O resto entende-se bem.”, Vergílio Ferreira (Estrela Polar)
http://vergilioferreira.pt/portfolio-item/54/
Etiquetas:
Cardo,
CARDOP,
QSE,
Vergilio Ferreira
Então e quanto rende o cardo?....parece que é a pergunta de "1 milhão de dólares"
A produção média anual de
biomassa no cardo varia de 15 a 20 toneladas/ha, dependendo do solo e da
precipitação, com 11-15% de humidade na colheita e com uma partição de
biomassa: 40% de caules, 25% de folhas e 35% de capítulos. Cada planta pode
desenvolver muitas cabeças até cerca de 50 capítulos num só pé. As cabeças são
ovadas a globulares, e as suas dimensões podem variar de tamanho entre plantas
e nas mesmas plantas, sendo que a dimensão vai reduzindo à medida que vai surgindo
os capítulos ao longo do período de maturação. Os capítulos contêm numerosas
flores tubulares com cerca de 5 cm de comprimento, com um lilás escuro ou
pálido ou cor azulada. Dentro do capítulo há muitas cerdas e pelos brancos. Na
maturidade, as cabeças de Cynara contêm as frutas numerosas unidas ao
receptáculo. O fruto é um aquénio (uma semente de frutos secos), que têm uma
coroa de filamentos plumosos conhecidos como papilhos (uma estrutura para a
dispersão dos frutos). Podem ser distinguidas vários elementos na cabeça madura
de Cynara: receptáculo, brácteas, papilhos, pelos (cerdas) e frutas (aquénios).
A proporção da sua massa, ou partição de biomassa de cabeça, varia com o
desenvolvimento da planta, ou seja, o tamanho da cabeça. Uma cabeça madura pode
pesar de 10 a 120 g, distribuída em média como segue: o recipiente representa
18%, as brácteas 25%, os frutos 32% e o material leve (cabelos, papilhos e
restos de corola, estames e estilos) 25%, dos quais cabelos e papilhos
representam a fração principal (80%). Os frutos, ou "sementes", como
são normalmente chamados, contêm cerca de 25% de óleo que pode ser
transesterificado com metanol ou etanol para produzir biocombustíveis. A todo
este rendimento em biomassa com aplicações diversas, podemos acrescentar as
folhas em fresco para obtenção de extratos com uma valorização acrescida que
pode representar um peso assinalável ao longo do ciclo de crescimento da planta
e a valorização relativa às flores cuja principal vocação é como agente coagulante
e que pode representar um peso de 100-400 kg /ha de flores secas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)