segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Cantar de Galo...em Público...por via da Ciência e da Arte...CASS Dão....


"Segundo a lenda deste galo contada no site do município barcelense, há muito tempo os habitantes do burgo de Barcelos andavam preocupados com um crime e com o facto de o criminoso não ser descoberto. Um dia, um galego apareceu no burgo e tornou-se o suspeito. “As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém acreditou que o galego se dirigisse a Santiago de Compostela, em cumprimentos de uma promessa”, relata-se no site. Como tal, condenaram-no à forca. Mas, antes de ser enforcado, o galego pediu para que o levassem até ao juiz , que estava em casa num banquete com alguns amigos. Lá, quando afirmou a sua inocência e ao apontar para um galo assado que estava na mesa, o galego terá dito: “É tão certo estar inocente como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.” Para surpresa de todos, quando o galego estava para ser enforcado, o galo levantou-se da mesa e cantou. Imediatamente o galego foi solto – pois já estava com a corda ao pescoço – e declarado inocente."

"Esta é a história de quatro cientistas em Portugal que quiseram levar a ciência e a cultura portuguesas até à capa de uma revista científica internacional. Para tal, pensaram juntar um dos símbolos do país, as cores da bandeira portuguesa, e a bioquímica. No final, o resultado foi a capa de uma das últimas edições da Journal of Proteomics com um galo de Barcelos vermelho, verde e amarelo a representar proteínas e as interacções entre elas."




Este outro galo é do Artista Plástico Paulo Medeiros com o qual muito já fizemos juntos, mas que sinto que ainda muito falta por fazer, por culpa própria, para guindarmos a ciência e a Arte a  patamares que traduzam a nossa forma de estar, pensar e exprimir. Eu também  trabalho em Proteínas, mas com meios muito mais parcos, onde a aquisição de conhecimento se faz de um modo mais limitado mas em comunhão com os produtores de queijo. Já o Paulo Medeiros é dos Artistas mais brilhantes que conheço na forma como traduz a sua interpretação.

Este galinho é capa de um vinho de seu nome CASS, não confundir com "Casse" que é um galicismo que designa as diversas alterações que os vinhos sofrem no âmbito do odor e paladar. Este CASS está mais que aprovado quer pela sua qualidade intrínseca quer pela qualidade do projecto e pela iniciativa do promotor.."Cacimbo"





O brinde à cultura e à ciência deve ser feito com "CASS Dão... Cá se Pagam!"

Tudo isto faz ainda mais sentido por eu ter nascido na freguesia de Santa Maria Maior em Barcelos e com muito orgulho!






Sem comentários:

Enviar um comentário