sábado, 9 de fevereiro de 2019

Demos tudo em prol do Cardo...no Making of....CARDOP...GMK






















































Há oportunidades que não podemos desperdiçar. A que aconteceu ontem foi uma delas. A GMK pela mão da Margarida Gil e do Luís lançaram-nos o desafio de fazermos uma programa sobre o cardo no âmbito da Terra Emergente que passará em Março na SIC Notícias, se tudo correr bem! Chamei praticamente todos aqueles que têm colaborado connosco nestes últimos 8 anos. Alguns declinaram gentilmente o convite por questões estratégicas completamente legítimas! Se agradamos a todos, devemos desconfiar da nossa posição. O que temos que ganhar é o respeito se não de todos da grande maioria!
O dia começou na Quinta da Alameda com a instalação de 900 plantas dos ecótipos 27 e 38. O Luís Abrantes aderiu desde a primeira hora e esta foi a primeira "obra" realizada na Alameda no âmbito da colaboração que temos vindo a desenvolver em conjunto e que me traz uma responsabilidade muito acrescida que não renego. Fruto da nossa forma e estar convidamos o Estabelecimento prisional a participar, para além dos meus inexcedíveis alunos, Manuela Antunes e Alves, Sónia, Daniel, Rafael, Joel, Alexandre, Rita,...O Micael Batista o nosso fornecedor trouxe os cardos que foram produzidos na Brasplanta em Santarém pelo Eng. Ordélio com a qual estabelecemos uma enorme relação de confiança e capacidade e para a qual fornecemos todas as sementes seleccionadas. Iremos avançar com uma nova produção de plantas para termos disponibilidade de material vegetal seleccionado. Os meus colegas Francisco Marques e José Luís Pereira ajudaram no desenho do campo e aproveitaram para transmitir mais algum conhecimento aos alunos. A minha colega Carla Santos será a fotógrafa oficial do trabalho que eu fizer na Alameda pela sua enorme sensibilidade e capacidade técnica como fotógrafa. O João Madanelo nunca falha embora não lhe tenha dado a devida atenção. Ao almoço contaram com a presença do Luís Abrantes e da Esposa para além de colaboradores Movecho. O Sr. Lauro o verdadeiro guardião da Alameda acompanhou todo o processo de forma atenta e cooperante. Um grande Abraço a todos estes que permitiram tornar possível esta realização em tempo recorde.
Enquanto os "guerreiros" descansavam da "empreitada", partimos para a Casa da Insua, onde fomos fazer um ensaio em queijaria com três tipos de flor distintas. Aí esperavam-nos o Eng. José Matias e a queijeira Maria do Céu, que forma inexcedíveis, e num dia particularmente difícil em que estavam preparar a feira do queijo e do Pastor de Penalva que se realiza neste fim de semana. Seguiram-se mais quatro horas de gravações na casa da ínsua, depois das primeiras 2 horas na Alameda. Ninguém regateava esforços, nem a equipa nem os intervenientes, eu já era um mero espectador.
Pelas 16,30h seguimos de volta à Alameda para filmarmos o "investidor" Luis Abrantes, ou melhor o Amigo Luís que tinha que fazer parte deste programa. É o meu Mestre e aquele que mais admiro e respeito. Qualquer sopro dele é uma ordem!
Finalmente regressamos a Viseu, já quase sem luz e deslocamo-nos ao Departamento da Madeiras ao laboratório do Jorge e da Luísa Martins que aguardavam pacientemente o que denota a amizade e o interesse que nos une ao Cardo. Estão a preparar material excecional para a feira de mobiliário de Milão que se vai realizar no início de Abril em conjunto com designers especializados, e que tem como tema forte o mobiliário na área Alimentar, nada mais a propósito.
Depois fomos para o laboratório Ovislab na ESAV, onde procuramos esclarecer algumas das questões de pormenor e mais científicas que nos fazem acreditar piamente no Cardo, mas com os pés bem assentes no chão, embora eu gosto de ter a "cabeça na Lua" para poder voar alto com os meus sonhos. A Luísa aguentou estoicamente para fazermos a análise do leite da Casa da Insua, bem como a minha aluna Débora e a Mãe que nos tem produzido o sabão de cardo. 
A todos quero deixar um enorme bem-haja por tudo o que permitiram fazer nestas longas 14 h de filmagens, onde acho que nada ficou por dizer, embora como é óbvio não tenha esgotado a capacidade do cardo!


4 comentários:

  1. Fantástico. São momentos como este, que constituem uma partilha de conhecimento, que nos permitirão escrever dignamente a história do cardo. Parabéns a toda a equipa, um reconhecimento muito especial ao Luís Abrantes não é frequente vermos uma aposta clara (por parte de quem investe) num recurso por muitos ainda ignorado. A ti Paulo, um especial obrigado, pela dedicação, pela generosidade com que sabes partilhar o teu conhecimento. És uma inspiração para muitos, eu alinho-me na fila com muito respeito e admiração. 2019 está a ser um ano em que todos juntos estamos a conseguir potenciar ainda mais a transferência de conhecimento em torno do cardo. Parabéns !!!

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho! Futuro promisor para a nossa planta! Um abraço alentejano.

    ResponderEliminar
  3. Que boas noticias! São muito importantes este tipo de registo e divulgação. Parabéns a todos!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, realçando-se para além da qualidade e profundidade do suporte técnico e científico seguido nas diferentes fases do projeto, a forma como o mesmo foi divulgado ao longo do tempo. As imagens agora expostas, culminam de modo peculiar e envolvente a apresentação do projeto mantendo aquela "imagem de marca" a que nos habituou o Paulo Barracosa. Suponho que nunca o cardo foi tratado com esta excelência
    Um grande abraço

    ResponderEliminar