
EXPLICAÇÕESA grande maioria daqueles que entraram em Medicina recorreu a centros de explicações. Português, Físico-Química e Matemática (aquela que mais assusta) são as disciplinas que requerem maior volume de horas de estudo. Os alunos dizem que ficam com outra visão da matéria e ganham hábitos de estudo. Mas, para se obter uma média acima dos 18 valores, têm de ter excelentes resultados a todas as disciplinas.Fernanda Dias é docente na ESAM há 12 anos e defende que "a Matemática tem de ser dada com alegria". A professora não hesitou em dar nota 20 a Miguel Saraiva, o melhor aluno do ano lectivo 2010/2011, que acabou com média de 19,6 valores. "É um aluno com excelentes capacidades intelectuais. Trabalhador e muito sociável, sempre disposto a ajudar os colegas com mais dificuldades". PARCERIASPara Fernanda Dias, a base do sucesso da ESAM é a motivação dos alunos, "muito interventivos e interessados em colocar questões e, após o trabalho desenvolvido nas aulas, continuam com o estudo individual em casa". A coordenadora do grupo de Biologia e Geologia, Fátima Pino, na escola há oito anos, diz que "a aposta no trabalho prático e as parcerias com instituições do ensino superior são o melhor que a escola tem". A docente destaca também o trabalho colaborativo dos 20 colegas que leccionam as disciplinas, as planificações semanais, a partilha de conhecimentos e a valorização do trabalho e da experiência dos mais velhos como factores que não podem ser menosprezados. REQUALIFICAÇÃOComo exemplo desta dinâmica, refira-se que a escola está a desenvolver trabalhos de investigação entre alunos e professores, em parceira com a Escola Superior Agrária de Viseu, "um intercâmbio que tem sido excelente", diz Fátima Pino."Este é o ano zero da ESAM", afirma o director, Adelino Azevedo Pinto. A escola recebeu obras de requalificação no âmbito dos projectos da Parque Escolar, que duraram 15 meses e terminaram no ano lectivo passado. O investimento, de 13 milhões de euros, dotou-a de melhores condições físicas. "Faltava à escola mais e melhor equipamento para proporcionar condições ideais para alunos e professores. A escola está um encanto e isso deve-se à boa intervenção da Parque Escolar", considera. A zona laboratorial, por exemplo, faz lembrar os laboratórios das séries da televisão, que inspiram confiança. Adelino Azevedo Pinto destaca: "Temos instalações com qualidade semelhante às do ensino superior e isso é uma forte motivação para os alunos, que sentem que o seu futuro está a ser criteriosamente projectado". Quem utiliza com frequência estas instalações é Ana Pinheiro, professora de Físico-Química A, contratada há três anos e que "adora a escola". "O trabalho que desenvolvo junto dos professores efectivos é muito gratificante para mim. Em conjunto debatemos ideias e conteúdos essenciais da matéria. Os mais velhos apoiam-me e preocupam-se com o meu sucesso profissional. Este trabalho de equipa, sério e equilibrado, é um factor extremamente importante".
BIBLIOTECAA biblioteca também foi objecto de melhoramentos e, equipada com manuais de qualidade, constitui uma das grandes mais-valias da instituição. O espaço amplo e ao mesmo tempo acolhedor não afasta os alunos, que aproveitam para trocar impressões, estudar e ter aulas de apoio. "Ambicionávamos uma biblioteca digna de uma escola secundária com valor, e conseguimos", destaca o director do estabelecimento. A moçambicana Salma Lourenço, de 17 anos, chegou em Janeiro para frequentar o 10º ano e, devido às diferenças escolares entre os dois países, para uma melhor e rápida adaptação, frequenta regularmente as aulas de apoio. "Quando cheguei tive muitas dificuldades, mas os professores ajudaram-me". Marta Costa, que lhe dá aulas de apoio, especialista nas áreas de Filosofia e Psicologia, considera que "todos os alunos querem vir para a ESAM, pela boa relação entre professor e aluno". A organização cuidada e o espírito aberto da direcção são outras chaves do sucesso apontadas pela docente. As salas estão equipadas com projector de vídeo, quadro interactivo e internet. Em todo o edifício há wireless. O horário escolar é pensado para não sobrecarregar os alunos . Os do 12º ano só têm aulas de manhã. Quarta-feira à tarde não há aulas. O tempo é ocupado com actividades extracurriculares desenvolvidas na escola. No exterior, os equipamentos reúnem todas as condições para a prática do desporto. "Ainda se vai ouvir falar muito do desporto da escola", promete o director. OUTRA OPÇÃOEste ano entraram 32 alunos em Medicina, mas podiam ter sido 39. Na verdade, sete alunos optaram por cursos como Engenharia Informática, Aeronáutica, Ciências Farmacêuticas ou Biologia, como foi o caso de Daniela Romão. A jovem terminou o Secundário com média de 18,5 valores, mas na altura de se candidatar a uma vaga no ensino superior pensou melhor e decidiu: "Não quero Medicina, quero Biologia!". "É uma área que me atrai muito mais, quer pela dinâmica, quer pela constante evolução", explica. Nos últimos três anos, o que mais agradou a Daniela Romão foi o facto de a escola "estar sempre a integrar novos projectos e com isso os alunos adquirem outras aptidões".
ARQUITECTURAA área de artes visuais também tem um papel preponderante na ESAM. Nos últimos dois anos, 28 alunos entraram no curso de Arquitectura. "A média de entrada neste curso é bastante alta e, muitas vezes, estes alunos são injustamente esquecidos", destaca Adelino Azevedo Pinto. Os ‘artistas’ da ESAM "criam dinâmicas que cativam todos os outros alunos", explica, por seu lado, Rui Fonseca, professor da disciplina de Oficina de Artes. Para o docente, "o ambiente, a polivalência e a possibilidade de oferecer as melhores condições aos alunos" são a trilogia de sucesso da escola. Muitas vezes rejeitados pela rebeldia e irreverência próprias de um aluno de artes, na Escola Secundária Alves Martins "o grupo das artes é muito bem visto e respeitado por todos".
ESTRATÉGIASAdelino Azevedo Pinto é o responsável máximo da instituição há oito anos. Licenciado em Belas Artes pela Universidade de Coimbra, é uma das pessoas mais acarinhadas da escola, embora recuse identificar-se com o mérito que toda a comunidade escolar lhe reconhece. Espírito aberto, comunicador e atento aos problemas de todos os funcionários são alguns dos adjectivos mais ouvidos. Rege a sua missão pelas linhas orientadoras do projecto educativo da escola, que passam por proporcionar aos alunos um clima de aprendizagem acolhedor, adequar estratégias de ensino às necessidades dos alunos, promover estratégias de inclusão de todos os alunos, implicar os pais e encarregados de educação no acompanhamento das aprendizagens e consciencializar os estudantes para os seus direitos e responsabilidades. O nosso País atravessa uma crise de confiança, mas deve confiar nos jovens alunos de hoje mais do que nunca. "Fico muito desapontado quando criticam esta geração. Estes jovens são fantásticos e a eles se deve todo o sucesso", enfatiza o director. "A escola acima de tudo é deles".E para provar a versatilidade do estabelecimento de ensino, cinco alunos do 12º querem bater o recorde mundial da "Fórmula 1 nas Escolas". "O objectivo é fazer com que o carro percorra uma distância de 20 metros no menor tempo possível e nós temos capacidade para ser os melhores", afirma João Neto, um dos envolvidos no projecto.
ACTIVIDADESA equipa está a preparar-se com todo o empenho para atingir três objectivos: apresentar um portefólio e o stand, desenvolver conhecimentos na área da Engenharia e preparar a corrida. Há uma parceria com a Escola Superior de Tecnologia de Viseu para realizar os testes aerodinâmicos. Campeões do Mundo ou não, o certo é que já têm o carro e a experiência que poderá ser útil num futuro próximo. Noutra área bem diferente, a ESAM e a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) vão juntar esforços para potenciar a cultura. "A escola como o teatro é um acto de paixão", constata José Rui, director da ACERT, adiantando que "o interlocutor é já um agente de excelente actividade cultural". Adelino Azevedo Pinto apelida o acordo entre as duas entidades de "casamento perfeito", em que o estabelecimento de ensino "se torna um espaço de apresentação artística"."Iniciativas como estas não colocam alunos em Medicina, mas ajudam", diz o director da escola. Uma evidência que estudantes, professores e auxiliares da Escola Secundária Alves Martins decidiram pôr em prática com sucesso. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/outros/domingo/a-cura-para-o-insucesso
Parabéns ao docentes da ESAV que têm colaborado com a ESAM. Devemos continuar a incentivar estas colaborações como outras com outras Escolas Secundárias de referência da região, como a Viriato e a Emídio Navarro, bem como com todas as outras dos concelhos circunvizinhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário