segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Jovens Repórteres para o Ambiente...uma Escola de Futuro


https://jra.abae.pt/seminario/seminario-nacional-viseu-2018/programa-viseu/

Viseu acolhe os Jovens Repórteres para o Ambiente

A Associação Bandeira Azul da Europa ( ABAE ) , organiza, em parceria com o  Município de Viseu ,  nos dias  9 a 11 de novembro de 2018 , nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, o Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente 2018, destinado a alunos e professores, que visa formar e motivar os jovens para a área do jornalismo de ambiente.
Na sessão de abertura que terá lugar no  dia 9 de novembro pelas 10 horas com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, serão apresentadas as Melhores Reportagens  de 2018 e entregues os respetivos prémios.
Durante a  manhã de domingo o Seminário JRA será  aberto à comunidade local, que está convidada a participar e intervir. Esta sessão, na qual serão apresentadas as reportagens realizadas pelos jovens durante o dia anterior, contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, que encerrará o Encontro.
Os   participantes realizarão reportagens sobre  a Mata do Fontelo, a Quinta da Cruz e Hortas, a ETAR Viseu Sul, o Parque Urbano de Santiago e Cava de Viriato, o Museu do Quartzo, e o Centro Histórico de Viseu. Estas reportagens serão publicadas  em  jra.abae.pt/portal

A rede  Young Reporteres for the Environment , atualmente em  34 países, abrange mais de  130000 jovens em todo o mundo. Este projeto. desenvolvido por Organizações Não Governamentais de Ambiente, é coordenado a nível internacional pela   Foundation for Environmental Education (FEE) , e estrutura-se na aplicação de uma metodologia comum: investigação, procura de soluções, reportagem e comunicação, na área da sustentabilidade.
Para além do jornalismo ambiental incentiva ainda intercâmbios reais e virtuais entre os estudantes dos diversos países e regiões, numa prática que se quer cada vez mais inclusiva. São exemplo disso as Missões – que constituem um exercício de intensa reportagem durante 3 a 5 dias, durante os quais se exploram temáticas variadas tendo como fio condutor a investigação sobre sustentabilidade.
Portugal tem sido um dos países mais ativos nesta rede internacional, à qual pertence há mais de 20 anos, envolvendo atualmente cerca de  150 escolas e 130.000 alunos em 80 municípios.
Um exemplo desta participação internacional é aseleção de mais uma JRA portuguesa  – Maria Carreira - para participar na COP 24 a decorrer já em dezembro em Katowice - Polónia.
O desenvolvimento das competências ditas do século XXI, inscritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, - como linguagens e textos, informação e comunicação, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico e pensamento criativo, relacionamento interpessoal, autonomia e desenvolvimento pessoal, saber técnico e tecnologias, entre outras - é um dos aspetos chave do JRA, através do incentivo à investigação autónoma e sua comunicação, recorrendo a técnicas jornalísticas nas áreas da imprensa, multimédia, fotografia e digital.
O “Jovens Repórteres para o Ambiente”(JRA) está aberto à participação de jovens entre os 11 e os 25 anos, sendo as inscrições realizadas  em  jra.abae.pt/portal .  
Podem participar integrados num grupo escolar ou, a partir dos 15 anos como  freelancers . [ INSCRIÇÕES ABERTAS ]


Mais informação sobre o  Seminário Nacional JRA 2018:
PÁGINA JRA PORTUGAL:  jra.abae.pt
JRA NO FACEBOOK:  www.facebook.com/jraportugal
JRA NO INSTAGRAM: jovens_reporteres

Sem comentários:

Enviar um comentário