quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Uma Turma Multifuncional…









Ontem fomos assistir, enquanto turma da UC de Genética, a um workshop sob bioeconomia, onde cada uma das instituições presentes foram mostrar aquilo que fazem, neste domínio, acentuando o “fosso” com aquilo que assumo não fazemos enquanto Instituição. Resolvi levar os meus alunos, que têm mais que fazer até nas aulas, porque tinha a ideia que iríamos ver exemplos concretos e não apenas modelos teóricos que, apesar de tudo, funcionam, uns claramente melhor que outros. A Isabel Ferreira do CIMO mostrou um modelo com imenso mérito que podíamos ter seguido, mas que é preciso estar tudo a puxar para o mesmo lado e estarmos de “mãos dadas” com a estratégia política regional e Nacional, o que não tem sido o caso e que não pareça vir acontecer nos tempos mais próximos.
Na primeira mesa redonda ainda se falou um pouco de ideias para mostrar o conceito eco-design. O Pedro Pinhão, CEO da Tosca, não esteve com "meias palavras" e disse muito objectivamente umas coisas e outras subjectivamente, onde ficamos a perceber que ele sabe muito mais do que o que diz, o que é natural. Habituamo-nos a ouvi-lo como a voz da recuperação de Oliveira de Frades na mobilização pós-incêndio com uma vontade, uma capacidade e um querer excepcionais. Obviamente que teria sido preferível a ele e a nós, enquanto País, não termos que fazer este esforço hercúleo de voltar a reerguer de novo. Mas para isso a mentalidade tinha que ser outra em relação à prevenção, como faz a Movecho que é um exemplo que tenho a felicidade de conhecer. Fica o sentir que as desgraças podem tornar-nos mais fortes, mas esta era claramente dispensável. O Pedro Pinhão, que diria pelo nome tinha que trabalhar em madeira, falou muito acertadamente sobre a diversidade das características das madeiras nos diferentes ecossistemas florestais que existem no mundo e que permitem fazer os Stradivarius bem como outros elementos de exceção, muitas vezes fruto de um crescimento muito lento, ou de uma humidade reduzida. E nós não conhecemos em pormenor a valorização que podemos dar às diferentes localizações das distintas espécies florestais  que temos em Portugal, embora se saiba a diferença entre o eucalipto de Monchique e o das Beiras.
Mas falando dos exemplos que foram apresentados pelo designer João do IPV como eco-design, destaco os exemplos do Studio Nucleo (http://nucleo.to/) e de Maurigio Montalti (https://www.micropia.nl/en/discover/stories/fungal-future/). Para criarmos exemplos de sucessos nesta área temos muito a aprender na forma como interpretamos a natureza, que uns dizem ser lenta, apesar de eficaz. Mas se pensarmos na rapidez de crescimento do micélio, do bambú e do cardo, confirmamos que a natureza pode crescer rapidamente mas para isso é preciso sabermos decifrar e compreender estruturas e arquitecturas das plantas, e estamos apenas a falar de algumas plantas.
O exemplo da poltrona em modelação de solo (Studio Nucleo) em conjugação com o projecto ArtisMicropia de Maurigio Montalti  permitem perceber a vantagem e a possibilidade de podermos criar multifuncionalidades juntando em sinergia conceitos. Uma incubadora de cogumelos para além de um lugar de repouso e contemplação, desfasando funcionalidades no tempo mas adequando ao próprio evoluir do tempo e dos seus condicionalismos.
Mas a melhor ideia conceptual deu-nos o Mário Jorge em off sobre a forma como poderemos criar uma alternativa natural à rolha de cortiça que privilegiamos mas que tem algumas condicionantes. Todos sabemos como são produzidas hoje as garrafas de plásticos nos locais de engarrafamento. Façamos o mesmo com as rolhas! O Mário Jorge falará na próxima aula e nós discutiremos todos em conjunto o conceito que pretendemos levar à prática. Os meus alunos e eu temos muito a aprender com as discussões que fazemos nas aulas e não pode perder oportunidade de aprender efectivamente nas aulas. Por isso seremos mais criteriosos quando levamos os nossos alunos a algum workshop, congressos, ainda que sejamos convidados!
Ainda não tive uma aula que pudesse juntar toda a multifuncionalidade dos alunos, apesar de as aulas serem muito concorridas. Quando tiverem todos presentes eu posso sair de cena e eles podem discutir as ideias entre si, porque têm densidade para isso...Eu fico a assistir para ver se aprendo alguma coisa!

Sem comentários:

Enviar um comentário