segunda-feira, 2 de abril de 2018

Crónica do dia seguinte: No dia 1 de Abril de 2011 era assim...claro está que hoje é muito diferente!



Então..."Hoje, serão apresentadas um conjunto de linhas estratégicas para o futuro da Instituição. Há diversos pilares onde assentam os novos desígnios. 
1. Divulgação e Marketing "Já repararam na ESAV". Será lançada uma campanha promocional com o objectivo de alertar a comunidade para a beleza e potencial lúdico da Lagoa da Garças, para a capacidade produtiva da Quinta da Alagoa e para as provas sensoriais de um conjunto de produtos transformados a partir dos seus recursos endógenos, designadamente fruta, mel, vinho, queijo,... Neste âmbito será apresentado uma actividade de projecção mundial elaborada com base na exploração sustentável dos recursos desta montra da cidade de Viseu. 
2. Investigação Técnico-científica. Será apresentada a criação, a curto prazo, de um laboratório com condições exemplares a criar no espaço da Quinta da Alagoa e com aplicação na área da Bioquímica, Cultura de Células, Biologia Molecular e Celular, Anatomia Patológica, para pôr ao serviço dos projectos em curso na ESAV e aberto ao serviço externo à comunidade, cuja estratégia pretende dinamizar de forma consistente; 
3. Uma ESAV para a cidade (ESAVISEU). Será apresentado o projecto de Arquitectura paisagista de reabilitação e reconversão do espaço da Lagoa das Garças com o objectivo de dotar a cidade de Viseu de um espaço magnânime de usufruto público, onde se poderá ler, beber uma infusão, apenas apreciar a fauna e a flora selvagem em ambiente natural a ouvir e a sentir as vibrações de um espelho de água, na melhor "esplanada" da cidade de Viseu. 
4. Valorização do Potencial Humano nas Escolas Secundárias da Região. Será apresentado um amplo plano de formação de alunos dos 12ºAno e de professores do ensino secundário para promovermos uma formação dos alunos do secundário do distrito ainda com maior potencial, essencialmente no domínio prático das técnicas relacionadas com a Bioquímica, Biologia Celular, Molecular,.... Para formarmos profissionais competentes temos que começar cada vez mais cedo. E temos a fortuna dos nossos já serem bons por natureza. Vamos ajudar a torná-los ainda maiores com o apoio das outras instituições de ensino superior da Região e de empresas regionais, nacionais e estrangeiras, etc... 
5. Dinamização cultural. Realização de ciclos de conferências, exposições, com ligação entre a arte e a ciência, cuja inauguração será com a exposição "Anatomias".
6. Outros Projectos... A propósito a ESAV vai realizar hoje uma quermesse para escoar os seus excedentes de queijo Serra da Estrela."
 .....
Em setembro do mesmo ano..."No passado 1 de Abril, “dia das mentiras” apresentei um conjunto de linhas estratégicas para o futuro da nossa Instituição que apostasse na: 1. Divulgação e Marketing da ESAV; 2. Investigação Técnico-científica; 3. Uma ESAV para a cidade (ESAVISEU); 4. Valorização do Potencial Humano nas Escolas Secundárias da Região; 5. Dinamização cultural. Realização de ciclos de conferências, exposições, com ligação entre a arte e a ciência, cuja inauguração será com a exposição "Anatomias"; 6. Outros Projectos. Um plano desta natureza já por si seria difícil de implementar, por isso a crónica foi lançada no 1 de Abril, mas por se tratar na ESAV é uma utopia. Mas vamos” esmiuçar” estes pontos. O primeiro ponto relativo à divulgação e Marketing, podemos ter alguns termos de comparação com a ESTGV e o próprio IPV. Reparemos na campanha de divulgação realizada no palácio do gelo pela ESTGV, com mérito, design e provavelmente com resultados. O palácio do gelo tem vistas privilegiadas para a ESAV e nem assim usamos esta estrutura como parceira privilegiada da ESAV. Temos que alterar a nossa simbologia, modernizando-a como mote para um novo ciclo mas, contando com o know-how e a criatividade existente no departamento de imagem do IPV. Acreditamos neles, e poderemos contribuir com algumas ideias. No que respeita ao segundo ponto relativo à investigação científica, foi escrito porque havia recebido a notícia na altura que a Roche iria doar alguns equipamentos para a ESAV, ao qual contribui com uma lista de equipamento que poderia ser útil para a ESAV. Querem saber qual foi o resultado? A Presidência da ESAV quis impedir que os equipamentos chegassem à ESAV, querendo por tudo e todos na polícia. Entretanto evoluiu no conceito e agora quer por tudo e todos no tribunal. A seguir só se forem tudo e todos para o …! Eu depois logo falo dos outros pontos…mas pelo andar da carruagem, vocês que são pessoas inteligentes já estão a ver os resultados. Concluindo, o que pareciam utopias podiam ser implementados no dia a seguir, 2 de Abril e já estamos em Setembro!"

Sem comentários:

Enviar um comentário