segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Este é um Tomo II de uma mensagem só....




Tomo II, …com que de uma segunda parte do jogo se tratasse!

Cada jogo tem a sua história e podemos ter de tudo um pouco. Jogos que se resolvem nas primeiras partes, outros que se resolvem apenas nas segundas e há ainda os que se repartem com intensidade por ambas as partes, um pouco ao jeito Inglês em que “até ao lavar dos cestos é vindima”.
Este Simpósio foi um espelho disso mesmo! Repartiu por todo o programa um conjunto de comunicações de interesse relevante para aquilo que se pretendia como uma explanação do potencial do cardo, com base nos extensos estudos já realizados, pelos mais influentes investigadores Portugueses no cardo, nas mais variadas vertentes. Mas também tinha como objectivo avaliar aquilo que poderá vir a constituir como um novo desígnio para o cardo, assim saibamos aproveitar as aberturas políticas e as valências científicas e institucionais.
Permitam-me que neste Tomo II que seria relativo ao segundo dia do Simpósio, comece e acabe pela lição plenária do Prof. Euclides Pires, o percursor, promotor, activador que permitiu todo o processamento que se tem criado à volta do cardo com particular ênfase para a sua flor. Na qualidade ímpar de contador de histórias deu-nos uma perspectiva abrangente, actual e assertiva sobre o Cardo, juntando à força da palavra o sentimento do gesto, numa alocução plena da simbiose das linguagens e das mensagens. Disse-o objectivamente, uma verdade que parecendo de la Palice, é crucial nos tempos que correm. “Não vamos repetir o que está feito e procuremos fazer o que falta fazer!”. São mensagens simples como esta que este sábio “caçador de proteínas” tem ditado ao longo dos tempos, como aquela outra que me tem servido de inspiração: “Há muito mais biodiversidade do que aquela que julgamos conhecer!”. Mencionou todos os seus discípulos, explicou a forma como os fez crescer, tornando-os autónomos e hoje investigadores de craveira mundial, da mesma maneira que está a fazer crescer os netos com um rigor científico extremo e uma ética inabalável às quais se junta uma humildade enternecedora! É a este Senhor que todos devemos prestar a nossa homenagem e que a Fátima Duarte e o Cebal em boa hora o quiseram testemunhar. Alteraram horas, inclusivamente dias para que todos pudéssemos ouvir a Mensagem.
Este será um Tomo de uma mensagem só, por respeito e merecimento...a um MESTRE SÁBIO! 
O nosso MUITO OBRIGADO!







Sem comentários:

Enviar um comentário