terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Tomo IVB - A Nova Vaga de Abordagens Inovadoras na Valorização do Cardo...







Tenho que confessar que uma das apresentações que mais me sensibilizou foi a da Maria Inês Dias do IPBragança/CIMO. Porque sei da capacidade científica que o grupo tem granjeado pelo Mundo, mas acima de tudo pela clareza da exposição que aliada à qualidade do trabalho desenvolvido e à humildade traduzem um espírito de corpo que é fundamental para o sucesso do todo em detrimento de alguns egos individuais. Este perfil consegue-se com um liderança reconhecida e bem dita a hora em que “provoquei” a Prof. Isabel Ferreira com o Cardo, porque agora projectam-se no Mundo com cardos de diversas origens à semelhança dos papilhos na disseminação das suas sementes rumo a um estabelecimento de sucesso. Caracterizar o perfil fenólico e o potencial bioactivo para aplicação alimentar com propriedades promotoras de saúde é uma das áreas que pode ajudar a promover a utilização da flor de cardo e ao mesmo tempo rastrear a autenticidade dos queijos que usam extrato de flor de cardo.




A Fátima Duarte apresentou a Cinaropicrina como um dos esteios de futuro dos compostos bioactivos do cardo, onde o grupo liderado por si tem realizado um trabalho notável. Eu sei bem o esforço que a Fátima tem feito para fazer incluir a instalação das plantas nesse projeto laboratorial e acredito que esse passo fará toda a diferença para a prossecução dos objetivos que perseguem. Controlar a instalação de genótipos, a produção e as condições de cultivo e crescimento são passos vitais para o sucesso futuro. Eu sei do que falo e sei o que custa e ainda mais quando o esforço é feito por alguém que saiu directamente do laboratório para o campo. A certeza do sucesso prende-se com o facto de, aliada à vontade, trazer o rigor que a caracteriza como investigadora e a afabilidade como pessoa. Não tenho quaisquer dúvidas que a Cinaropicrina irá trazer, a curto prazo, valor ao cardo, que de modo algum se pode deixar “aprisionar” pelo queijo. O Cardo tem que se justificar por si e não pelo queijo e acredito que estamos todos a calcorrear o caminho que o irá guindar ao sucesso futuro.



A Maria Miguel Castro (CEBAL) na sequência deu a conhecer a aplicação da cinaropicrina para controlar um dos flagelos do mundo moderno, neste caso o carcinoma da mama, relatando os sucessos que têm tido a esse propósito e que todos nós ansiamos pelos maiores avanços nessa matéria.


A Teresa Brás (CEBAL), apresentou uma abordagem inovadora no Desenvolvimento de revestimentos derivados de extracto de folha de Cynara cardunculus para aplicação em feridas crónicas através da utilização de Polímeros naturais com incorporação de compostos bioactivos derivados do cardo. Mostrou ainda a forma expedita como tem evoluído o procedimento de extração da Cinaropicrina que já foi alvo de patente e que tem permitido a obtenção de resultados muito promossores.

Sem comentários:

Enviar um comentário