domingo, 30 de dezembro de 2018

Nunca imites ninguém! Que a tua produção seja como um novo fenómeno da natureza..já dizia Leonardo da Vinci

Ainda no âmbito do congresso do Cardo, acabado de chegar a Beja, fui visitar a exposição Poesia Muda no IPBeja, organizada pelo Museu Botânico.
De acordo com o texto introdutório da exposição, a agricultura, um sistema de gestão e produção de planntas, é a base das civilizações e as plantas são um discreto pilar da cultura humana, seja como papel, tela ou matéria corante. A pintura artística, embora recorra a inúmero pigmentos de origem animal, tem uma expressiva matriz botânica - as telas são manufacturadas a partir de algodão ou de linho, e das sementes do linho é extraído óleo para a pintura a óleo - o precioso segredo dos flamengos.
O Luis também esteve lá a deambular pela exposição, por ventura a buscar inspiração para recriar e transformar o que é cultura e conhecimento em produção com valor acrescentado, com estética e funcionalidade irrepreensíveis. Sendo que nem tudo tem que ser valor, embora tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia!
A Poesia Muda e a Ciência...tem que permitir que coloques no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre, sempre com a máxima de Da vinci,....A Simplicidade é o último grau da Sofisticação!
Tudo isto vem a propósito de um Centro de Cultura Científica (ECHO3) assente nos princípios e ditames pelos quais nos regemos, criação, inovação, sustentabilidade, pensamento e capacidade!




Caules de Videira Carbonizados....

Múmia (pigmento acastanhado de múmias egípcias moídas)
Preto Marfim (pigmento preto de dentes de elefante)

Endocarpo de pêssego carbonizado (Pigmento preto)

Alizarina (raízes de ruiva-dos-tintureiros)


Sangue-de-dragão (Resina, pigmento vermelho, verniz)





Goma de amendoeira (Goma, aglutinante)

Gamboge (Pigmento)

Goma-adraganta (goma, aglutinante)

Goma Karaia, Resina Kauri

Mástique (óleo, resina)

Cártamo (pigmento, óleo)

Sem comentários:

Enviar um comentário