terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Ó Paiporras de Arrifana!...Pelo Noé das Plantas com Semente...Manuel Paraíso




A propósito do Seminário de Agricultura Familiar e Agricultura Biológica realizado na Guarda

"Porque é que tu não me convidas para ir a estas coisas? É que eu pratico agricultura familiar de cariz biológico. Ainda ontem, andei, claro que com o atraso que me é característico, a completar as minhas sementeiras de inverno. Claro que sempre com um cunho alternativo, pois andei a semear coisas, algumas delas pelo simples prazer de semear e ver crescer,  que não são nossas, mas do mundo e da humanidade, como foi o caso de Trigo Kamut, aquela variedade, que se diz ter sido recuperada dos túmulos dos faraós. Para além disso semeei, três variedades de cevada, duas de trigo Espelta, uma estirpe das Astúrias e outra do Norte da Europa. Favas roxas, uma variedade antiga que terá sido trazida pelos mouros para as tuas terras do Algarve, alguns grãos de uma fava castanha, que recuperei de um antigo faval, uns grãos de favas negras das Astúrias, ervilha de vagem roxa, ervilha de grão, uma Vicia que nem sei o que era, três variedades de lentilhas,  alhos roxos,  cebolas do Egipto ( uma espécie bastante singular que produz os bolbilhos na parte aérea e não no solo)  Datura inoxia ( uma planta tóxica mas com flores muito bonitas) e flores silvestres... 
As lentilhas é a primeira vez que semeio e não sei se o fiz da forma mais correta, mas, de qualquer forma, é também uma das nossas singularidades, pois foi largamente cultivada durante séculos, era um dos produtos dos mais vendidos, em alguns mercados do séc. XVII, e nunca se afirmou na nossa gastronomia, pois não temos um único prato com lentilhas (acho eu).
É assim... alguém tem que fazer alguma coisa por este mundo da agrobiodiversidade.
Já agora posso te dizer, que provei ontem a minha primeira experiência de Kvass, a bebida emblemática da Rússia, produzida a partir de pão de centeio e posso te dizer que ficou muito boa. Quando repetir a receita, levo-te algum para provares". 

Sem comentários:

Enviar um comentário