domingo, 10 de junho de 2018

Eu até me benzo...com as "doideiras" do Manel...Paraíso



Agora é com o Cnidus benedictus, o cardo-bento ou cardo-santo. Lá vamos ter que fazer queijo do benedictus, mas se ainda fosse só o queijo....Eu até me benzo quando o Manel me liga...vai!

Eu costumo lançar os desafios em directo. Cá vai mais este. Vou marcar uma reunião dos cinco Magníficos. O Manel, O Madanelo, O Morgado, O Matias, o Medeiros....e o "Merdas"....um dia destes....! 

A espécie Cnicus benedictus, mais conhecida por cardo-santo é um potente tônico estomacal. Sua sinonímia é Centaurea benedicta.
Descrição: Planta de 20 a 50 cm, com folhas e caules vilosos. Folhas espinhosas e capítulos florais pouco numerosos, amarelos e rodeados de espinhos avermelhados.

Habitat: Toda a Europa e Ásia. Ocasionalmente na América do norte, Brasil, Chile e Argentina. Próprio de ribanceiras e terrenos pedregosos e secos.
História: O cardo-santo já foi considerado remédio para quase todas as doenças, inclusive contra a peste na Idade Média, mas as modernas pesquisas químico-farmacêuticas revelaram suas reais aplicações.
Propriedades e aplicações: Por possuir um princípio amargo, a cnicina, estimula as glândulas que segregam os sucos digestivos no estômago e no intestino delgado. Favorece também as funções do fígado e do pâncreas. Esta propriedade tónica é potencializada pela presença de mucilagem e tanino em toda a parte aérea da planta.

Sem comentários:

Enviar um comentário