terça-feira, 1 de maio de 2018

Biotecnologia sintética vs Natural


https://aventar.eu/2011/10/13/a-historia-a-ele-nao-lhe-assiste/orelhas-de-burro/

Todos reconhecemos a importância da Biotecnologia no desenvolvimento e valorização da tecnologia recombinante com todas as vantagens que daí advêm. Contudo, nem todos os grupos e instituições têm acesso a essas tecnologias, ditas de ponta. Então não teremos, nem devemos todos apostar nas mesmas tecnologias. E não é o caso de serem uns contra os outros. É constituirmos duas estratégias distintas e quem tem que decidir, que é o consumidor, que decida pela estratégia que corresponda às suas expectativas, em termos éticos, morais, de saúde, e de sabor e prazer. Em Viseu, iremos a tempo de construir um centro biotecnológico? Não! Interessa irmos fazer o que se faz a menos de 100 km daqui com toda e excelência? Não! Então o que podemos fazer? Trilhar um percurso penoso com os nossos próprios recursos. Pode parecer a luta do "David contra o Golias", mas nunca tive medo de batalhas, nem de desafios! Uma analogia pode ser feita entre a Agricultura Moderna e a Agricultura Biológica, que não deixa de ser moderna e atraente, mas que se baseia em sustentabilidade e redistribuição de recursos e dividendos localmente, reduzindo a pegada ecológica, fixando populações na ruralidade, prevenindo a erosão e os incêndios. Por isso quando se diz que não há flor para a produção de queijos, é só uma questão de querer. Não podemos pagar é a flor ao preço que se paga, mas mesmo pagando o preço justo não se compara ao preço que custa o coalho sintético. Agora não falemos, comparativamente nos custos do investimento para instalar campos de cardo e naqueles necessários para instalar uma estrutura biotecnológica. Tenho lançado vários desafios que não têm tido eco. porque se calhar não devo ser eu "Aguiar". Talvez porque "Vozes de burro" não chegam ao céu, nem que tenha "orelhas de burro" que cheguem ao céu! Tenho muito que aprender...Uma coisa dita com graça não quer dizer que seja "bendita". Estou-me a lembrar da célebre piada de alguém em cima de um cavalo, ter sido confundido com um "burro" em cima do cavalo. Eu não ando a cavalo, mas...não falta quem me tem dito algumas piadas,...."de graça"!

Sem comentários:

Enviar um comentário