sábado, 30 de abril de 2011

Ao Estado a que isto Chegou...

Título de uma crónica anunciada.

Aqui, não se Leva a Água... ao Moinho...nem a carta... a Garcia





planeta-reboque.blogspot.com



Isto anda muito pior do que eu pensava! Será que inquinaram a água? ou não há água-benta? Teremos que fazer uma campanha de "Evangelização" para captar adeptos, produzir conversão ou mudança de hábitos, crenças ou valores. Chamem o padre Morujão, para promover esta campanha, se não daqui a pouco vamos chamá-lo, é para dar a extrema-unção. A propósito só os "camelos" é que passam bem sem água e os cactos, mas estes são "vegetais" enquanto que os primeiros são "animais". "Sinceramente" como diz o Alberto Índio, há coincidências felizes, mas neste caso, a minha paciência está a atingir o limite,... tirem-me deste "filme".

sexta-feira, 29 de abril de 2011

"Macaquinhos no "Sótão"!"




www.rotadossonhos.blogspot.com



Hoje fui ao Sátão, no âmbito da divulgação do IPV. Foi um dia em cheio. Destaco algumas expressões curiosas dos candidatos. Uma Mãe que já havia tirado o curso no IPV, falava do instituto com sentimento, sentindo que era o melhor que poderia oferecer ao seu filho, candidato a desporto ou informática. Rematou desta forma: "O Instituto deixou-me gratas recordações, foi lá que conheci o meu marido. Só posso dizer bem". Podemos ter a certeza que ali está uma das maiores promotoras e divulgadoras do IPV que já é uma escola intergeracional. Mais no final, um daqueles habilidosos, provavelmente do CEF, após uma amena comversa sobre vocações dizia-me: "O meu Pai é que não sabe as notas que tenho, senão já me tinha tirado da Escola. Agora tenho é que tratar da minha vida...vou mas é entregar o euromilhões". No meio destes "extremos" assisti a vocações desde a enfermagem, imensos, passando pela Eng. Informática, Gestão, vocação agrária com pendor para a enfermagem mas a outra, dos animais e até assistência social. A esta última perguntei, porquê? Porque gosto de ajudar os outros! O formato de divulgação tem que ser repensado, sendo importante estarmos nestes certames, mas com um filme sobre as actividades estudantis e escolares, a tuna a actuar, os alunos de capa e batina e tantas outras coisas. Fazer apelo aos protocolos erasmus com que países e escolas. Temos que "encurtar" a aleatoriedade das vocações, acredito que seja possivel com a experiência que alguns já têm nestas "andanças". Seguramente que não temos que reinventar a roda.






Entretanto, tive o previlégio de ser acompanhado por uma vice-presidente da Escola numa visita às instalações da Escola Frei Rosa Viterbo do Sátão. Desde as instalações até ao projecto de Escola revi-me em muitas ideias, assisti ao empenho dos funcionários no fabrico de uma cama de faquir com 1714 pregos, que não a queria para mim, o empenho dos alunos de restauração na arte de servir e receber apanágio das gentes beirãs. Almoçamos na cantina onde pude assistir ao seu incentivo para que os alunos comam a sopa e as saladas. Vi o jornal da Escola "sacola" com qualidade gráfica irrepreensível e com conteúdos e o projecto RetraTelas, onde os miudos fizeram os seus auto-retratos e desejos de vocação. Enfim, não poderia vir mais bem surpreendido. Parabéns pelo excelente resultado e cujos frutos terão obrigatoriamente que aparecer.





Para a semana... ainda não sei onde vou! Estou à espera da guia de marcha! Lá estás tu com "macaquinhos no Sótão!" de que te andam a perseguir. Não percebes que somos poucos, quase nenhuns e ainda menos.

Boas surpresas!!!!








Entre as amêndoas da Páscoa ("que me deixaram todos os dentes!!), recebi uma mensagem muito especial ...... que os estudantes de Engenharia Agronómica Christophe, Helder, António e Sandra, tinham apresentado uma proposta ao concurso Portugal Empreendedor, intitulada Biopellets..... e que estavam entre os 3 primeiros.....



Já depois da Pascoela, a grande notícia de que eram vencedores!!! Estão de parabéns!!!! E eu, atrevo-me à pequena lágrima de orgulho, já que no caminho destes estudantes, vamos deixando pedaços de nós!!!



Muitos parabéns!!! E boa sorte nesse caminho!!!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Hoje vi uma Biclas em Viseu...









Pela manhã, ao chegar ao meu local de trabalho e a ouvir os sinais do FA na TSF, vi um sinal no trânsito. Uma "Miss" adolescente a andar de bicicleta em Viseu, na rotunda da "Quinta do Galo" com os livros na cesta da frente, assumidamente numa bicicleta feminina. É razão para pensarmos que as mentalidades estão a mudar e estes casos, os primeiros são os verdadeiros "motores". Eu escrevi há algum tempo sobre o "Biclas em Viseu" e ainda ontem este assunto veio "à baila". O Bibliotecário da ESAV, estava preocupado com a baixa afluência dos estudantes à biblioteca da ESAV. Fica longe! Longe de quê? Ponham umas bicicletas na ESAV, que sirvam para os alunos andarem dentro e fora da ESAV. Ah, falta verba? Então vão ao IPV, ao IPJ, à CMV, ao Governo Civil, à Comunidade Europeia, à Presidência da ESAV.... de certeza que existem programas de sustentabilidade urbana que possam concorrer. Se não tirem as vossas bicicletas do sótão e tragam-nas para a rua. Em relação à "história" da biblioteca, vão começar por fazer um estudo e lá para o ano...mas à tarde, teremos conclusões.

Trabalhar Mais?...e Melhor, Não?






helainegade.blogspot.com



Na minha humilde opinião, o caminho que estamos a tomar não parece ser o melhor. Atingiram o último reduto dos trabalhadores, o 1º de Maio. Ainda no passado fim-de-semana, na euforia das compras da Páscoa, uma "Caixa" do Continente dizia,«...eu quero é trabalhar, trabalhar é que é bom, a minha filha foi passar a Páscoa fora, em casa só está o meu marido e eu quero é trabalhar...». Esta é a versão que qualquer patrão gostaria de ouvir. Mas e a sociedade? O bem-estar familiar, a solidariedade entre as pessoas, a nossa sanidade mental e o bem-estar físico. Nós não temos que trabalhar mais horas...temos é que trabalhar mais nas mesmas horas. Por vezes, até me revolta a visão de alguns trabalhadores, que parece que não querem fazer nada, mas com contra-pesos destes compreendo-os, alguém tem que "remar contra a maré". Eu por mim, vou tentar não ir às compras no dia 1 de Maio, e apelo a que as pessoas aproveitem o dia para passar e passear com a família ao "ar livre" e não fechados em centros comerciais com o "ar saturado" e "música de martelada". Estranho a atitude do Sr. Alexandre Manuel dos Santos, que se deixou levar pela "Moda" do Senhor "Xoné" e e acredito que até poderia ganhar mais, fazendo publicidade do facto de sustentabilizar não apenas os preços, os produtos nacionais, mas também as famílias nacionais. Perdeu uma belíssima oportunidade de contribuir para a nossa "Sanidade" enquanto Sociedade. Afinal, são todos iguais e os domingos abertos representam 1% como é o caso de um grupo que conheço. O próximo passo será 24 horas abertos de dia e...depois também à noite.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Divulgação... Dever ou Castigo!

A divulgação na ESAV parece não ter "nem rei nem roque". É arbitrária, pouco transparente e sem estratégia aparente. Desta forma, dá azo a quem seja escolhido possa assim pensar. Este ano calhou-me a mim fazer as despesas. Provavelmente, porque os telemóveis estão desligados e as pessoas nem passam pela Escola. Depois da Viriato, da Emidio Navarro e do Alves Martins, calhou-me o Sátão. Irei com imenso prazer e vontade e espero mais uma vez poder contar com o apoio da AE nesta "missão". Vou pedir que desta vez possa ir um aluno vestido de capa de batina. Na sexta-feira contarei como se passou mais esta missão, que espero que a Direcção não me esteja a eleger como Castigo.

O granito não se molda com as mãos...mas com a inteligência!





www.arbutusdodemo.eu




A Beira caracteriza-se por uma paisagem assente e moldada em granito, tal como as suas gentes. E para moldar a paisagem como o génio, ou ainda uma peça de arte, é preciso antes de mais, pensar no que fazer. Depois, é por mãos à obra. Olhar para o "calhau" e procurar linhas de fractura e linhas de deiscência entre os diferentes minerais, de acordo com a variação da escala de dureza de Mohs, porque o Quartzo "é duro como cor..." é de dureza sete. Por falar em quartzo, passei há dois dias pelo museu "adiado". O local é fabuloso, o edifício é que arquitetonicamente é fraquinho, mas infelizmente tem sido apanágio da cidade neste particular, que não noutros. Lembremo-nos do Multiusos, do mercado 2 de Maio, das piscinas municipais, .... Bom, mas são funcionais, é isso que nos vale. Ah! e os jardins também.




Em relação às gentes, poderia evocar um "tio chamado Alberto", que afirmou em tempos e Mourinho recordou ontem, que " a vontade é a maior de todas as forças motrizes" e é essa que nos vale. Agora só nos falta criar a vontade na "essência" porque para moldar um génio de granito não pode ter os "pés de barro".

O "Pavão" do Sócrates...



artesanatosantos.artblog.com.br


Religiosamente, atraso o "passo", não para chegar ao serviço às nove em ponto, mas para ouvir os sinais do Fernando Alves e por vezes buscar inspiração para a crónica matinal. Hoje, invariavelmente, vinha com a crónica na cabeça. Mas o FA também tinha escutado o mesmo pavão que eu ouvira ontem no decorrer da entrevista. Aliás, ao que parece até o Carrilho havia escutado! E eu que ingenuamente pensara que tinha um pavão ou uma "ave" afim no quintal lá de casa. Ele há sinais que... valem mais do que mil palavras!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ter fé...no Aquilino ou a lógica não é um Batata!





garfadasonline.blogspot.com




Este é um espaço de meditação à volta de temas tão diversos desde os futebóis às semeaduras. Cá estamos outra vez num momento de pausa lectiva e então passamos os dias ocupados a resolver questões também importantes... dos nossos alunos! Em conversa com uma aluna desgostosa com o desempenho numa entrevista, que não acredito que tenha sido assim tão má, aproveitei para discutir pontos de vista sobre desempenhos. É fundamental que os alunos passem por estes "testes" e que se motivem e que aprendam com os erros e que procurem melhorar...sempre! Os alunos têm, que ser testados ao longo dos seus cursos para estarem melhor preparados e para se superiorizarem. São ainda verdes? isso pode ser uma vantagem, têm menos vícios. Fulcral será a perspectiva em relação à margem de progressão... mas isto depende do feeling de cada um no momento da entrevista. Uma boa ideia seria no âmbito das sociologias, dos empreendedorismos e dos Marketings preparamos os alunos para as entrevistas para não ser só "sentar numa cadeira". Não sendo muito capaz para alvitrar palpites sobre preparação para entrevistas, aconselhei esta aluna a ler Aquilino Ribeiro para melhor compreender as valências e o potencial das Beiras e das suas gentes. Tenho a certeza que numa próxima ainda se irá esforçar mais para surpreender e espero que se consiga surpreender será sinal que cresceu mais um pouco. E esta tem tanto para crescer! Em relação às batatas vale a pena ler as obras escritas Aquilino Ribeiro e ver as obras artísticas de Van Gogh.







«Onde é que as batatas, as batatas sem as quais o bife não é bife, e o fiel amigo não tem gosto, as batatas que mereceriam pelo que valem um nome mais lírico e eufónico, são mais brancas e farinosas?» Aquilino Ribeiro

IPV Com os "Louros" de Campeão!




cn@ipv.pt

Fiquei muito satisfeito de receber a noticia de que o IPV se sagrou campeão de futebol de onze. Faz-me recordar os tempos de "menino" em que nunca me sagrei campeão de futebol de onze na FCTUC, porque fomos eliminados na secretaria. O regulamento era omisso e por isso contratamos ao Botânico o Sr. Jaime, um funcionário do Botânico que jogava no febres e que também nos ajudava a identificar as plantas em taxonomia. Faziamos uma dupla de avançados... e que dupla. Na altura não havia internet, nem facebooks, tão pouco youtubes, senão era só ver as "jigajogas" apenas com paralelo no Hulk e no Falcão campeões de hoje. Devem estar a ver quem era o Hulk? e o Falcão? Ainda há bem pouco tempo houve as taças agrárias e não soube de nenhum resultado das várias equipas da ESAV. Não me parece um bom sinal, porque os êxitos desportivos reflectem também a saúde e o vigor de uma escola, numa palavra o empenho. Várias vezes tenho dito que a "essência" de uma escola não são só as festas e os seminários é também a camaradagem e a solidariedade entre alunos e com docentes e funcionários, que no desporto assumem a forma de vitória. Por curiosidade gostaria de saber se os dirigentes institucionais do IPV estiveram presentes e se há algum aluno da ESAV nesta grande equipa que muitos nos orgulha. As grandes universidades fazem-se também de vitórias no desporto. Nós cá também temos corredores, mas são de fundo...e as vitórias quando aparecem, e que as há, só acontecem muito tarde...pela noitinha!

O dicionário do Lello ...




lelloprologolivreiro.com.sapo.pt


Das efemérides do 25 de Abril, o que ressalta da voz dos políticos de parte a parte? O que nos querem é apelar à "unidade nacional", cujo nome já de si nos remete para memórias passadas de arrepiar, diz um "futuro primeiro" sobre as "balelas" dos antigos PRs que num ambiente apaziguador teantaram falar "ás tropas". Numa terminologia típica do famoso "cigano lelo", um outro refere-se ao Presidente da República como "foleiro, pá". Eu penso que terá havido um "erro de escrita nas teclas", ele quereria dizer era que o PR era "Porreiro, pá". Agora veio a terreiro a dizer que foi uma falha informática do Bluckberry. Então que peça umas lições ao José Magalhães! Aliás, agora acabei de perceber porque deram o nome de Magalhães ao "computador do Sócrates". A politica tem destas coisas, é a única "actividade" em que nunca ninguém sai definitivamente de cena, apesar dos maiores escândalos, e temos exemplos que bastem nos mais variados quadrantes e vertentes. Aliás se tiverem um azar numa actividade empresarial, cultural ou científica, a única forma de virem novamente "à tona" é estrearem-se na política ou a ela retornarem.




P.S. Para fazer jus ao nome aristocrático com dois lls e à história de uma conceituada livraria do Porto e dos dicionários Lello, pedimos a esse outro "Major da Boavista" que seja mais refinado no trato, é a figura mais alta da nação, apesar de uns gostarem e outros... não!

domingo, 24 de abril de 2011

Padrinhos, afilhados e perfilhados...

A Quaresma está a findar, o Benfica ganhou a Taça da Liga e "Jesus" ressuscitou, Aleluia, Aleluia!...tudo irá voltar à normalidade. Foi o tempo de rever a familia mais próxima e contactar com os "padrinhos" e "afilhados". Tenho uma boa "meia dúzia" de registo oficial e outros tantos "perfilhados". A todos os quero muito, apesar de fisicamente estar mais próximo de alguns. Esta Páscoa ensinei o mais novo, o Francisco a andar de tractor...nunca mais se esquecerá! e sempre que me vir no futuro irá pedir-me para andar de tractor é muito melhor que a PSP. Um dia virá ajudar-me na vindima. É importante criar "elos" com a terra e com o espaço rural, também como disfrute de "gozo" e não só de "dor e esforço". O Hélder, o meu "mecânico" ensinou-lhe os botões todos, das mudanças, o pisca, o apito, os hidráulicos, etc. Vai ser pai em breve, e já lhe estou a ver a ensinar o filho, é fundamental manter esta "cepa". Estes "beirões" do "campo" são expeditos e inteligentes sabem fazer de tudo, apenas ás vezes precisam de ser um pouco "esmerilados". Na ESAV também temos destes e ainda é o que nos vale. Os "perfilhados" também os estimo. A um "padrinho" devemos ouvir, normalmente mais velho, tem mais vida vivida, mas...ás vezes não é tudo. Por vezes, os "padrinhos" também querem impor à vontade, por muito boas intenções que tenham, e isso não pode ser. Temos que dar tempo ao tempo, os afilhados e perfilhados podem não estar preparados e aí...o "padrinhos" têm que ter paciência e deixar o tempo correr...mais lentamente. Por vezes, os "padrinhos" têm necessidade de se afastarem, por motivações diversas, mas os "afilhados" e "perfilhados" fiquem descansados, que mesmo que não os avistem, eles estão na "penumbra da sombra" para os resguardar e... não pedem nada em troca.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jesus...nos "AMA"!






tequilaeafins.blogspot.com

Eu tinha prometido a mim mesmo não mais falar de futebol neste espaço. E vou cumprir! Vou falar é de estratégia, motivações e coincidências. Ontem, havia uma coincidência daquelas que nos faz pensar no "criador" quase no "sobrenatural". É coisa de eclipse! Dois jogos cruciais, à mesma hora, três equipas, dois feiticeiros, um aprendiz, um imperador, Jesus e duas televisões. Os dois feiticeiros, Mourinho e Guardiola são dois magos na estratégia de montagem de equipas. O primeiro é mais do que isso! Molda a equipa para cada jogo, mexendo nos jogadores como fossem peças de xadrez num jogo de estratégia e cada um com a sua especificidade de acção, "cavalos"(2X1), "torres" (linha), "bispos" (diagonais) e o "Rei". Junta a tudo isto, o jogo psicológico com o adversário e a força mental dos seus jogadores. Chegando a uma final, entra em acção a máxima " as finais não são para jogar...são para ganhar!". E vai mais uma do "treinador de títulos". Em relação a Guardiola, o esquema "carrossel" é praticamente sempre o mesmo, como se fosse uma linha de montagem de golos, mas quando algo trava a engrenagem a coisa complica-se. Ao "aprendiz", Vilas-Boas, tudo lhe tem corrido de feição, e já são muitas para ser mera fortuna do acaso. Tal como o mestre, mexe na equipa adaptando-as a realidade de cada jogo. E mexe também no jogo. Coloca os adversários a "dançar" ao som da batida de cada momento. Vejamos o caso de ontem, "slow" na primeira parte e música latina na segunda parte, terminando a faíena com um tango. O "imperador" Júlio César, ainda tentou evitar o "descalabro" mas coitado, a forma como sofreu o último golo com aquele "cair de cú" até deu dó. O Messi(as) da Luz saiu crucificado pelos adeptos...Então Óh Sócios...concentrem-se! Não acredito que tenha desaprendido tudo o que eventualmente sabia, ou por outra,não saberia era tanto como se apregoava. Até Vilas Boas e Pinto da Costasairam em sua defesa, num gesto simpático de apoio aos mais desfavorecidos. O que sei é que nunca mais ganhará um campeonato pelo Benfica, porque no ano transacto muitos jogadores fizeram as suas épocas de despedida para vôos mais altos e é difícil juntar esta vontade com a ajuda "extra", do "sobrenatural". Para este Porto não basta a fé do Benfica é preciso mais que não só palavras, "ganas"! Agora continuem a "rezar" para não verem o Braga por um canudo e terão de se ajoelhar a pedir perdão ao Domingo(s). A vingança do ano passado pode ser servida fria. No meio de tudo disto há os pormenores deliciosos. Hulk após marcar o segundo disse ao Falcão que o próximo seria o dele. Isto é cultivado num clube onde todos contribuem para o mesmo "saco" e que os jogadores se beijam aquando da subsitutição. Mas para existir esta cultura é preciso que nos momentos de fricção, que também existem ao longo de uma época, agir em conformidade. Lembremo-nos na altura do Porto de ir jogar a Sevilha esta época, o Falcão estava prestes a entrar na equipa após uma lesão, preterindo o jogo anterior em Braga. Desceu ao balneário o Presidente para dizer que, não jogaria nem em Braga nem em Sevilha. E assim aconteceu. É isto que o Benfica não tem, nem nunca terá,..apesar de ser "exímio" a responder a comunicados, como dizia um sócio. O acessório para o Benfica está dentro das quatro linhas. Se o futebol fosse só falado o Benfica era campeão... de caras. Mas quem vê caras não vê corações!

terça-feira, 19 de abril de 2011

A Ruralidade na sua Essência





oprojectoessencia.blogspot.com


Esta crónica não pretende condicionar a estratégia dos alunos da ESAV na sua "essência", mas servir como um mero exercicio de "criação & desenvolvimento". Aliás, se fosse para condicionar usaria os canais próprios para o devido efeito. Na lógica do pensar em voz alta, volto a afirmar que a ESAV, não se deve envergonhar do seu espaço, a Quinta da Alagoa. Se reconhecidamente as arquitecturas dos espaços edificados, não são os mais felizes, a quinta está em "óptima forma". As acções da ESAV devem de uma vez por todas, serem realizadas no nosso espaço físico de preferência ao ar livre, ao bom estilo dos "nuestros hermanos". Se por algum acaso excedermos os nossos limites, não somos nós que nos envergonhamos, mas aqueles que em algum momento não lutaram até à exaustão para edificarem a ESCOLA, da forma que foi pensada no seu devido tempo.


Já o sábio ditado popular o diz "o peixe morre pela boca", também nós deviamos saber cativar as pessoas pelas iguarias e pelo saber receber, apanágio das gentes rurais. Associarmo-nos a empresas e estruturas de referência, dos mais variados sectores directa ou indirectamente ligadas à ruralidade, que pelo objecto de investimento ou pela proximidade física, deveríamos aproveitar para lançar desafios inovadores, próprios dos jovens irreverentes e com capacidade, como os nossos se têm revelado. No fundo, apresentar projectos que marquem a diferença e que possam guindar a ESAV para o sucesso, que será o sucesso de todos. Apelar aos antigos alunos da ESAV que contribuam também para o seu engrandecimento numa partilha mútua de dar e receber. Mostrar o que de melhor o nosso mundo rural produz, traduzido nas essências e fragrâncias que nos remetem para os petiscos das nossas avós. Colocar sentimento naquilo que produzimos como forma de ficar gravado nas nossas memórias e nas daqueles que nos visitam...nos nossos amigos. Em cada acção que fazemos devemos tentar sempre ir mais alto...até ao limite das nossas forças e da nossa vontade como forma de alavancar a ESAV. Na linha do matemático arquimedes, deêm-nos um ponto fixo e levantaremos o mundo.

Noma...está VISTO!





bmivoyager.com




O restaurante dinamarquês NOMA foi eleito mais uma vez o melhor restaurante do Mundo. Isto já seria a noticia. Contudo, o que gostaria de realçar foi o que se passou em Londres, o ano passado, quando os colaboradores do Noma foram receber o galardão. O visto do seu "dishwasher" (lavador de pratos), Alieu, não foi atribuido em tempo útil, não podendo estar presente na cerimónia juntamente com toda a equipa . Por esse facto toda a equipa do restaurante, desde o ilustre chef Rene Redzepsi até ao mais simples colaborador, terem envergado uma t-shirt com um largo sorriso de Alieu. Esta é uma verdadeira demonstração de uma equipa. Contam todos! e quando falta um...falta algo, e que neste como no caso das grandes equipas, este é motivo para se tornarem ainda maiores. A propósito, a T-shirt pode ser adquirida no restaurante por 350 coroas dinamarquesas e é feita de algodão 100% ecológico e 70% da energia gasta proveio de energia eólica. Não acredito que este ano a história se repita, porque quem ficou mal na fotografia foram os Ingleses. Nos Portugueses, o restaurante Vila Joya foi o melhor em septuagésimo e qualquer coisa, porque a "jóia" da D. Cila da ESAV este ano não concorreu...

domingo, 17 de abril de 2011

Uma "Comporta"... aqui tão Perto




www.baixaki.com.br Este fim-de-semana tive uma boa surpresa ao ser convidado para ir à barragem de calde para dar uma volta de canoa no espelho de água. É sem dúvida um espaço esplêndido com um enorme potencial. Já tinha ouvido falar deste espaço e nunca se tinha proporcionado tal visita. Curiosa, foi a sensação que tive ao lá chegar. Fazia-me lembrar o caminho para as praias da Comporta. Não me perguntem porquê. Só faltou comer o peixinho de rio frito com um Dão daqueles. Para as pessoas que me acompanhavam o cenário tinha um enorme paralelismo com as montanhas do Colorado e com muito mais propriedade. Aproveito para colocar uma imagem dessas montanhas. Nestes casos a exploração turistica, destes locais, representa uma moeda de duas faces. Mas julgo que alguma dinamização turistica, que passava pela abertura de um pequeno espaço multiusos, que incluia um bar com esplanada, posto turístico, sanitários... ao mesmo tempo servia para controlo e preservação do próprio espaço. Eu diria que era mesmo necessário para educar as pessoas de modo a preservarem o espaço limpo. Aliás, quando estes espaços estão demasiado "naturalizados" podemos assistir ao que eu vi, designadamente alguns excessos dos entusiastas TT que não respeitam nada nem ninguém e que ajudam a destruir barreiras, incrementando a erosão e destruindo árvores. Como terei que estudar com mais profundidade aquela zona dentro de pouco tempo, espero poder descobrir outros "tesouros" ainda mais recônditos. Sei que a Câmara, pela mão do Dr.º Guilherme Almeida, está sensibilizada para este espaço, e no âmbito do AARC iremos enquadrar algumas propostas para procurar dinamizar este "hotsptot" de Viseu.

sábado, 16 de abril de 2011

PROVESAV...Faz-se ao Fim-de-Semana!



maryvillano. blogspot.com


Ao fim-de-semana a rotunda da ESAV é palco de uma banca de venda de frutas. Este fim-de-semana, a promoção eram Morangos Cx 5 Euros. Até posso adivinhar qual é a promoção do próximo final de semana...Mas também se fala de projectos de futuro, com pessoas de vistas largas...A la longue! E é tão bom porque há pouca gente, e gente boa, estamos mais à vontade e podemos passear pela Quinta de Alagoa e pensar, recriar.

Como já nos ocuparam o "lugar", de venda, para ganharmos a concorrência teremos que apostar numa nova variedade o "pineberry" um morango com sabor a abacaxi. Esta era uma variante selvagem, proveniente da América do Sul, que estava prestes a ser extinta e que os Holandeses recuperaram há cerca de sete anos e depois foi o espirito comerciante destes empreendedores. O Provesav é a imagem de marca para o lançamento de novos e velhos produtos, desde ...nabos até pineberries.


Se não nos despachamos ainda nos ocupam os nossos lugares, com a venda de outros tipos de "fruta".

A "Bela" e o Belmiro...

www.almedina.net
Esta semana o Eng. Belmiro de Azevedo deu uma entrevista da RTP1 com a Jornalista Fátima Campos Ferreira que terá deixado meio mundo de "boca aberta". Na sua opinião e na de muitos, as áreas que o País deverá privilegiar são a Agricultura, a Floresta e o Mar. Claro está pela mão-de-obra barata e pelo custos associados serem mais reduzidos comparativamente com outras áreas, mas não só. Ouvimos ainda num discurso recente de responsáveis da ESAV, e com razão, que são nas alturas de crise que, surgem as novas oportunidades. Vamos aguardar quais são as ideias que para aí vêm, pois ultimamente a ESAV tem estado muito activa. Este seria o momento de realizar um fórum com Associações de Desenvolvimento, Ministério da Agricultura, empresas de referência nacional no sector agro-florestal e alimentar...até partidos políticos, porque está toda a "gente" a pensar no futuro da nação...ou quase toda. Curiosamente, ontem no passeio higiénico do "palácio do gelo" havia de tudo. O Doutor Marquessss Mendessss que fez uma terapia da fala e já não acentua no sss a falar das grandes linhas estratégicas, fundamentais sem dúvida, mas às quais não temos poder de decisão e eu diria que, se cada um fizer a sua parte todas somadas fazem um todo. Um pouco mais tarde, um outro género dos "homens da luta" invadiram a FNAC com as letras do Zeca e com o público ao rubro quando... "o que é preciso é animar a malta!". Hoje, Sábado, coube-me a mim e a mais três, ou melhor a uma e mais três, fazer a nossa parte na realização dos exames dos maiores de 23 anos. Há quem fazendo menos, não se cale de dizer que faz isto e mais aquilo e ainda aquilo. Vá cada um por si, fazendo a sua parte para vermos se todos juntos se vê alguma coisa feita. Nestes todos estão incluídos os alunos da ESAV que, com imenso mérito, têm ganho prémios de empreendedorismo e aos quais pouco se tem ligado. A nossa divulgação tem andado pelas ruas da amargura, temos que nos "vestir" com roupa de trabalho e arregaçar as mangas. O exemplo disso são os dias da ESAV fechados sobre si mesmos e os dias abertos que já estão fechados. A propósito, os alunos com a sua semana da "essência rural" deviam aproveitar para "sacar" esta "Bela onda " porque o "tsunami" está cada vez mais perto e ainda estamos a tempo de nos colocarmos num local seguro e privilegiado para termos uma imagem do País Real "sem molhar os pés".

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Assédio!... A sério?



jopbj.blopgspot.com
Obriga-me o recato e o decoro, que vocês não possam saber mais do que o "vigário". Estamos num momento em que o "ponto de ebulição" parece querer exceder as próprias leis da física. Estamos para já prestes a viver um momento de eleições e nessa situação de excepção, é natural que se agitem as águas, que no caso de ser em terrenos lodosos, se podem até tornar "turvas". Há por isso nestes momentos, quem tenha cabeça para pegar em "lemes" e força para içar as "velas". Num barco para além do timoneiros há também o resto da tripulação, que por vezes passam despercebidos no final da regata. Embora na vela como no raguêbi se assista a uma enorme solidariedade tanto dentro do barco como no "campo de batalha". Em relação ao "peixe graúdo" é preciso termos atenção porque, apesar de turvas eles têm "sistemas de navegação e orientação" que lhes permitem saber onde estão e para onde vão! No caso vertente, a unica coisa que poderei dizer é que conte comigo, numa e só numa situação!

O que são estratégias?















Não é fácil ter ideias, planos, estratégias.... até porque o significado de ideias, planos, estratégias é muito "subjectivo".... e ideias, planos, estratégias, à porta fechada e individualmente, correm o risco de chegar tarde .... deve ser o que aconteceu.... a ESAV chegou tarde à Expoflorestal (ou não chegou!!!). Parece que nos esquecemos dos ditados populares: a união faz a força; duas cabeças pensam melhor que uma.... ou, noutra perspectiva, longa viagem começa com um passo; não basta dirigir-se ao rio para pescar, é preciso levar também a cana.... E se as palavras para mais nada servirem, que sirvam para deixar história (a que formos capazes de construir)!!

O dia da ESAV...foi adiado!



o caricas.blogspot.com

Já por várias vezes tenho dito, para quê ir para as "aulas magnas do IPV" fazer as realizações da ESAV. Só se temos vergonha das nossas instalações! Depois prestamo-nos a comentários "jocosos", sem necessidade alguma. Dou aqui um mero exemplo e usando as relações privilegiadas com o RI14 de se montar uma tenda devidamente enquadrada na paisagem da Quinta da Alagoa, com um sessão ao ar livre e a Lagoa em fundo. Hoje de manhã ao passar pela Presidente da Assembleia da Representantes da ESAV, lembrei-me que faria todo o sentido que a figura "altaneira da nação" proferisse um discurso, até porque deverá ser equidistante das várias tendências, e que apelasse à união, não só entre docentes, mas também com funcionários e alunos. E os alunos? deveria explicar-se a razão da sua ausência. Apesar de falados não são tidos como parceiros por quem de direito, sendo natural que "já estejam de saco cheio", segundo zun, zuns. Em relação aos discursos, até por serem realizados num auditório da ESTG de Viseu, pouco ou nada se ouviu falar do sector Agrário e foi mais uma vez o Exm.º Sr.º Vereador da CMV, o Dr.º Guilherme Almeida, a falar desse sector como potencial "motor" do desenvolvimento rural. Ontem havia escrito e reitero, tinha sido uma belíssima oportunidade de ser o Vice do IPV, que mais conhece a agrária a fazer um discurso, até porque não acredito que quando se trate do dia da ESSV, o seu Vice não esteja lá presente ou que nunca lá tenha feito um discurso. Há oportunidades que não se podem perder... e esta foi uma delas. Agora vou almoçar... Uma vitela à Lafões com cogumelos silvestres e Vinho do Dão tinto DOC de 1985.

Se a Moda da Finlândia... Pega!

Nos últimos dias a Finlândia tornou-se uma moda, na área económica e não só. O líder do maior partido da oposição, relatou mais uma das suas conversas que podem ter várias interpretações completamente antagónicas, e por azar normalmente viram-se sempre contra ele. É preciso ter azar, mas que ele anda a pisar o risco, lá isso é verdade. Nos últimos dias nem tenho ouvido aquele "gajo porreiro!", nem precisa falar pois ganha pontos todos os dias. Nem quero pensar quando o AMIgo começar a falar. Não quero vaticinar prognósticos, mas é um dejá vu. A figura assemelha-se a um testamento VITAL, muito capaz mas inábil a usar as palavras, provavelmente por não estar habituado aos holofotes. Voltando à Finlândia e ao jantar que, para o tal finlandês fazer o reparo do pagamento, é sinal que não seria nem Gambas nem Lavagante e o Vinho não seria Pedra Cancela, porque assim pouco mais caro sairia do que comer na D. Cila. É bom que vá algum economista da nossa praça à Finlândia perceber se eles são tão impolutos e percebermos como teremos que agir para sair desta fase. Não se ponha é nos jantares a dizer "graçolas" que pelos vistos eles já nos conhecem de "ginjeira". Vamos aguardar noticias do evoluir da situação. Proximamente há eleições.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bela, confirma... 2 Pax!


blog.tinyprints.com
Amanhã é mais um dia de festa para a ESAV. Recordo o discurso escrito do Presidente da ESAV, no último aniversário da ESAV, e acreditem que assinaria por baixo. Um discurso bem estruturado e pensado. Na altura também ouvi o discurso de um dos vice-presidentes do IPV, que na minha opinião ficou curto, apesar de bem intencionado, acima de tudo por desconhecimento da história e da realidade da ESAV. Julgo que seria importante para a ESAV, que o outro Vice fizesse amanhã o discurso em nome do Presidente do IPV, que normalmente não temos o prazer de o ouvir, nestas ocasiões. Amanhã será o dia dos Vices, por um conjunto de razões que não cabe aqui enunciar. Pode ser um prenúncio de algo, mas ainda estou esperançoso que o Skipe possa fazer uma surpresa. Este ano a ESAV esmerou-se na preparação de toda a "indumentaria", que apresentamos em primeira mão, roçando o luxo e fazendo concorrência ao casamento do príncipe William e da Kate. Os convites são em tom de azul e as flores, são rosas em tom de amarelo, porque as cor-de-laranja estavam esgotadas. Todo o "catering" que incluiu "canapés" e bebidas foi confeccionada pela D. Cila da Cantina da ESAV. Vamos rever pessoas nossas queridas como é o caso da Dr.ª Amélia e ficarmos com a maior inveja do mundo de não termos metade do seu esplêndido aspecto, muito por culpa do yoga. Também vamos ter oportunidade de vermos figuras ilustres da comunidade Viseense para podermos por as conversas em dia e vermos as fotos na comunicação social do dia seguinte. Com pena minha, não vou poder ficar para o almoço, porque tenho de dar comida ao Pax, que é o cão "labrador" do meu cunhado e cujo nome foi atribuido em honra à deusa da Paz em Roma.

Produtos da "Quinta da Alagoa"





O mailing list do IPV, fez chegar mais uma vez a notícia, da venda dos produtos da Quinta da Alagoa. Gostaria de saber em concreto qual o volume de negócio que se faz por este "canal"... e pelos outros. Acredito que na maioria dos casos esta mensagem já vá directamente para "spam". A propósito poderia aprender com a cadeia de supermercados SPAR. Não acredito que ainda não tenha sido proposto para um trabalho final de curso, uma estratégia de divulgação e marketing dos produtos da Quinta da Alagoa, onde se incluam alunos de Empreendedorismo dos cursos de Eng. Agronómica, Eng. Zootécnica, Eng. Florestal, Ecologia e Paisagismo, Enfermagem Veterinária, CETs, Mestrado em Produção Animal, Mestrado em Qualidade e Tecnologia Alimentar, .... É óbvio que com vinho e queijo de cabra ninguém sobrevive e aí reside o grande problema. Então terá que haver um plano amplo e integrado, envolvendo um conjunto de trabalhos finais de curso ou de trabalhos em simples unidades curriculares que alimentem essa cadeia de produção. Seria um projecto arrojado, que teria de ser continuado ao longo dos anos, sempre numa perspectiva inovadora de criação de novos produtos agrícolas, alimentares, das mais variadas vertentes. Será que ainda está aberto o Poliempreende? Estava-me a entusiasmar, mas tenho que acabar a acta da última reunião do CTC! A propósito da imagem, não precisam contratar. Têm quem no IPV. Não me façam é Convites...

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projectar o Desenvolvimento Rural - PRODER


pucpr.edu
O Proder nos últimos dias tem andado nas bocas do mundo. Por razões várias. Ainda hoje fomos contactados por responsáveis do Proder para ver se os projectos estão a decorrer com normalidade. Registei a preocupação e tomei nota. Curiosamente, avancei ontem, com a sugestão de que seria boa ideia convidar alguém do Proder, no dia da ESAV, com responsabilidade para nos falar desta ferramenta para o real desenvolvimento do espaço rural. Mas esse convite já havia sido feito a uma pessoa que se revela extraordinariamente dinâmica e com espírito inovador e empreendedor. Vamos estar atentos à sua lição de sapiência.

Em primeiro lugar, em tudo o que se faz devemos ter atenção à imagem e à forma de divulgação. Não precisamos inventar nada, mas apenas seguir as tendências. É óbvio que se quisermos arriscar, podemos colher frutos mais rapidamente, mas o risco é maior. Aliás, a natureza e o ambiente dão-nos lições de estratégias de marketing, uso de cores e formas para atingirmos os nosso objectivos. Esta é uma das áreas em que em conjunto com o Design da ESEV poderiamos estabelecer relações privilegiadas e partilhar projectos interessantes, para além dos das Capas do IPV. Numa crónica última, referi que, as áreas da saúde, turismo, ambiente, agro-florestal, deveriam ser "sinergidas", e no caso patente todas elas estão inseridas no IPV, mas neste particular ainda estamos nos "antipodas", daqueles que vão a frente e a curto-médio prazo não se prevê que haja um ambiente fecundo para o desenvolvimento de projectos inovadores.

Quem foi ao ar perdeu o lugar!

actividade0-5.blogspot.pt Nem me consigo sentar para escrever esta crónica. Estou a ver se acabo a acta.

Funcionários da ESAV...Dão Exemplo!

Hoje assisti com imenso agrado ao trabalho conjunto dos funcionários da ESAV, no olival, designadamente o Sr. Bernardo e o Sr. Nogueira. Não há mágoa que o tempo não cure. A ESAV está a viver um momento histórico na sua curta existência e estou curioso para ver o resultado final deste virar de página. Está quase toda a gente a dar o exemplo, assim de repente, não estou a ver ninguém importante que falte colaborar nesta fase. Agora os próximos a darem o mote terão de ser os docentes e aguardo com expectativa o papel que os alunos poderão ter neste futuro próximo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

FinLand...o FIN da linha!

lapplandkeywest.com

Esta semana o expresso, pela mão do Prof. Diogo Freitas do Amaral, fez a análise comparativa entre Portugal e a Finlândia. Assim do que me lembre e estou a "falar de cor" só o PIB é que é parecido. Até aqui estamos bem. O problema é que eles são metade de nós. Há algum tempo escrevi sobre os países que incluíam o termo "Land" no seu nome, e que concomitantemente atribuiam valor à terra e à forma como preservá-la e valorizá-la como recurso. A Finlândia apostou na novas tecnologias, na educação, na floresta, tudo numa perspectiva de modo sustentável de utilizar o ambiente e num cenário de transparência absoluta e confinça entre os politicos e os cidadãos. Já tivemos docentes desta Escola de visita a este colosso, onde, comparativamente connosco por cada cem mil habitantes, o número de advogados é mais reduzido, tal como o número de policias, médicos, juizes,...só nos enfermeiros é que eles nos ganham. Comparativamente, nós temos quase tantos enfermeiros como médicos, o que não faz sentido nenhum. Portugal, compreende-se que não aposte no "Land" porque não temos o sufixo no nome do País, e então apostamos no "Mar Alto". A ESAV podia pagar algumas viagens a docentes da casa para irmos à Finlândia, aprender alguma coisa...ou pagar para lá ficarem!

PSE/PSD/AMI/FMI


sol.sapo.pt
Afinal, Portugal este ano vai ter a "corrida mais louca do Mundo" a realizar no dia 5 de Junho. Os regulamentos e as regras são muito genéricas e quase não existem, mas quem chegar ao fim em primeiro lugar ganha... a não ser que não chegue ao FIM. Ainda nem estamos na fase da Warm up e já se assistem a ultrapassagens inacreditáveis. O carro vermelho SÓ CÁ se encostou o máximo à direita, não permitindo de modo algum que o carro cor-de-laranja o consiga PASSar, pelo menos por essa via, e além do mais, o carro azul e amarelo já havia ocupado essa posição e fechado a PORTA. Como seria lógico, se o carro laranja quer acabar a corrida em primeiro lugar, para isso tem que ultrapassar obrigatoriamente o carro vermelho, e só o poderá fazer pela Esquerda (PSEsquerda) e não pela via normal (PSDireita). Vai daí contrataram o Fernando da AMI. A RAÇA da POLÍTICA que anda de mãos dadas com a RELIGIÃO, já não defende FILOSOFIAS, mas apenas POSIÇÃO SOCIAL.

Esta crónica é apenas um comentário, não crítico sobre qualquer tomada de posição. Estou curioso pela crónica do Doutor Mário Soares e pela resposta do Porreiro Pá! Vamos ver a resposta do Hábil para este Alibi...

domingo, 10 de abril de 2011

É favor lerem só as linhas...se conseguirem!




spotsnstripes.com


Qual a necessidade de exercer o dever cívico da escrita? Trata-se de uma mera tentativa de retardar o Alzheimer, de modo a provocar um CTR+ALT+DEL e promover o saneamento mental, porque o que temos vivido nos últimos dias não tem sido fácil e temos que ir limpando o disco duro desta "caixa ucraniana". Um dia a história fará a sua reza, e apelaremos à Senhora de Matosinhos para que nos proteja. O que aqui tenho feito não é uma escrita fecunda, mas sim uma escrita de (implosão) perdão, de impulsão! Não pretendo que leiam os textos de trás para a frente, que leiam linha sim linha não, que leiam retirando vogais ou consoantes conforme os interesses. Gostariam que lessem só as linhas...se conseguirem. Já bastam os nós, que entrenós temos assistido, de tal modo que já sejam mais as "vozes que as nozes"! A propósito sabem o que são Zonkeys? ...Lá estão vocês! A escrita para mim é a forma que encontrei para melhorar o ambiente! SAVESAV.

PIGs transformam-se em "Porquinhos Mealheiros"



tacada.blogspot.com


Este espaço que se pretende plural e cujo objecto está bem definido, não pode contudo, deixar de versar temas que aparentemente marginais condicionam toda a estratégia do desenvolvimento rural e lança novos desafios de futuro. Ao ler as última noticias dos FEEF, MEEF, FMI e outras siglas decidi recuperar os PIGs e a imagem que faz parte da nossa memória aforrista desde os tempos do Montepio, de que se quisermos ir ao "pote" temos que partir o "porquinho mealheiro", que numa versão mais actual e comercial é da Agatha Ruiz de la Padra e do Cristiano Ronaldo. A propósito de "potes", um dos tais poucos "amigos" dizia-me que sentiu aos "trinta" um vontade de mudar e poder contribuir para a mudança. Eu com mais propriedade aos quarenta deveria sentir o mesmo. Tão pouco irei dizer para esperar pelos "sessenta para se sentar" e dos "setenta para se tentar", porque apesar do aumento da esperança de vida se devem fazer as coisas certas no momento certo. O que é preciso é apostarmos no "cavalo certo". Não tem que ser obrigatoriamente aquele que ganha, mas sim o que defende os mesmos ideiais que defendemos. Depois é apenas uma questão de empenho no acreditar. Em jeito de remate desta crónica cujo título poderia também ser "Potes e Pacotes", se do primeiro já falamos do segundo, anunciam-se vários pacotes, em diversas instituições. Naquela que nos interessa, termo foi substituido por um outro mais eufemistisco "conjunto de medidas" que se for levado na íntegra será equivalente a um PEC 10, sem apelo nem agravo. Foi o resultado de uma inaptidão nata, de quem tinha a responsabilidade de negociar com o FMIPV e que PECou nesse ponto. Havia uma mercearia em Mira, na qual em tom provocatório os miúdos lhe perguntavam: "O Ti Joaquim tem "TIDE" ao Pacote?". À época uma moda...na forma de detergente. Aliás, os detergentes eram apanágio dessa mercearia. Quando um moçoila, perguntou ao Ti Joaquim se tinha Skip (na altura em caixas redondas), ao qual a resposta, foi um redondo não. Não estaria ele à espera que a moçoila, ripostasse. Mas Ti Joaquim estou a ver Skip na prateleira! Está ali mas é para devolver. É muito caro! Lavem com sabão que é mais barato. Outros tempos, Velhos tempos, mas será razão para dizermos "ó tempo volta para trás?"

sábado, 9 de abril de 2011

De volta às aulas...desesperadamente!

Durante esta semana os alunos estiveram envolvidos nas actividades académicas, pelo que tiveram dispensa das aulas. Eu não sabendo iniciei a semana na segunda-feira às 8 horas à espera dos alunos que compreensivelmente não compareceram. Em relação a estes "estamos quites". Por não haver aulas foi uma semana estonteante com reuniões de manhã à noite que terminaram num fórum, ontem à noite. Os temas abordados durante a semana foram de toda à ordem, desde planeamento espacial da cidade, com quem sabe! até temas relacionados com o desenvolvimento rural. Tive a oportunidade de ouvir o sempre "experimentado" Eng.º Francisco Fernandes, a falar de territórios difíceis, designadamente de Alto Ádige em Itália. Foi levantado o tema dos Agrupamentos de Produtores associado a sucessos de comercialização de frutas e a falta de espírito gregário do Portugueses. É exactamente aqui que reside um dos problemas estruturais da nossa cultura e há que estudar ou avaliar estudos já realizados para contornar esta questão. Acredito que uma das causas foi o facto de nunca termos tidos verdadeiras catástrofes no nosso País, quer naturais quer guerras, designadamente. Se por um lado foi uma vantagem, por outro pode ter sido uma das causas da falta de motivação e necessidade de suscitar a real solidariedade entre as pessoas. Aliás, Aquilino Ribeiro fala-nos desta questão associando o sentimento às espécies arbóreas. " Os castanheiros levam cem anos a nascer, cem anos no seu ser e cem anos a morrer, que importa os bons homens revêem-se nos filhos e vindouros". Em relação à temática do desenvolvimento rural é um eixo complexo e vital para a região do Dão-Lafões. Muito teriamos a aprender se olhássemos para exemplos próximos na Galiza e se desenvolvessemos uma estratégia própria e adaptada à nossa realidade. Parece que temos várias áreas e domínios que poderiam funcionar como "núcleos de condensação" para se aderirem empresas, associações, instituições dos vários graus de ensino, autarquias e cidadãos comuns num objectivo comum. Durante os próximos dias poderei desenvolver algumas ideias concretas. Uma coisa é certa. O sucesso passa por criar networks entre as áreas da produção agro-florestal, o turismo, a saúde, o ensino e formação e o empreendedorismo com E.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Três Tristes Tigres...




Um tigre... dois tigres...três tigres.


Está na altura de estudar, Trava-linguas.

Será que Obrar... é fazer Obra?





ocabritojuarez.wordpress.com

Se assim for que rica m...!


Ontem assisti a uma brilhante apresentação do Drº Fernando Paulo sobre a raíz da palavra Repertório. Não vou traduzir a explicação prestada porque não tenho capacidade para o fazer. Como soi dizer-se "é areia de mais para a minha camioneta!", isto numa linguagem mais "brejeira" que tem assolado este blogue nos últimos dias mas que acredito que acabe hoje. Tinha um amigo que quando algo numa conversa não corria bem, ele usava a estratégia do "finjo que vou obrar e saio sorrateiramente". Aliás, é normal os telefonistas colocarem o sinal de ocupado ou fora do sítio quando se têm de ausentar por motivos de força maior. Ontem fiquei deveras sensibilizado com a prelecção do Drº Fernando Paulo, que afirmou, que as grandes universidade Americanas, possuem em qualquer curso das áreas das ciências, um disciplina de Filologia para se estudar a raiz das designações e denominações científicas, tendo dado inclusivamente da palavra hipotenusa, cuja explicação deixou maravilhado o Doutor Carlos Fiolhais. Lancei-lhe o repto de numa próxima oportunidade estudar o exemplo da palavra "gene" que na minha opinião em muito será coincidente com o repertório de parir, gerar, nascer. Mas face ao que hoje sucedeu, vou-lhe pedir para ver a raíz do termo Obrar. Vai ser obra!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Este é o Tempo de Darmos o Melhor de Nós Próprios...


Hoje, foi um dia marcante para a minha Mariana. Foi assistir à última sessão desta legislatura. Viu também uma longa salva de palmas, em pé de todos os (Conse) Deputados ao Dr.º Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República! Finalmente, o primeiro-ministro anunciou a vinda do FEEF, depois de esgotados todos os recursos, Comissões de Resgate, e de deixar o "País" à beira de um "ataque de nervos", afirmando a quem quis ouvir que este é o tempo de darmos o melhor de nós próprios. A lista dos critérios da Comunidade europeia já estão decididas pelo (Con) Comissário Olli Rehn. Nunca como ontem, vi o "País" tão unido,...contra alguém. Dejá vu ou um "sonho tornado realidade". Não se trata de uma fricção, e qualquer semelhança com a realidade é uma mera coincidência.

Na Academy Parade...Dão Beers and Beefs



Ontem, senti a obrigação na qualidade de Director de Curso de dizer presente num dia marcante para muitos alunos, especialmente para os finalistas, no desfile académico. Fiquei orgulhoso pela forma ordeira e até regrada (mas também "regada") como os alunos da ESAV se portaram, embora no meu caso, possa falar com mais propriedade dos alunos de Eng. Florestal e de Ecologia e Paisagismo. Reparei que as alunas de Erasmus estava completamente integradas na "parade", embora se tivessem enganado no carro alegórico, o Presidente da AE com o seu "guarda-costas" Ferreira, a controlarem os ímpetos dos outros e os seus próprios, neste caso na busca de uma qualquer Whitney Houston, de Aguiar da Beira ou mesmo de Santa Comba, ou até do Barreiro. Fui fazendo companhia ao Sr. António, que mostrou o seu agrado sempre que sai com os alunos da ESAV, são os mais animados do IPV. É claro que pode haver algum exagero nas suas palavras, embora haja sempre um fundo de verdade. Até os docentes têm um carinho pelo motorista do IPV, neste caso o Eng. António Pinto teve a delicadeza de lhe dar uma "Beefana" preparada pelos alunos de Enf. Veterinária.

No final, assisti ao desânimo de algumas alunas pelo facto dos carros da ESAV terem sido desclassificados por mostraram um posição una em prol da ESAV e não destacando devidamente e isoladamente cada um dos cursos. Não sei se são os alunos da ESAV que têm de mudar a atitude ou o regulamento que tem de ser revisto. O futuro o dirá. Gostei de ver alguns docentes no desfilo, porque não tenho dúvida que é importante para os alunos sentirem a nossa companhia. Parabéns até para o ano.

JARDINEIROS EM MINIATURA NUM MUNDO DE SABORES, CORES E AROMAS














ARBUTUS DO DEMO

Dias de Sol e novo fôlego se pode tomar para continuar a acompanhar o ritmo do tempo.

E que seja generoso o correr dos nossos dias...

Contemplativa, rendo-me à efemeridade dos bons momentos que ainda vamos vivendo neste pequeno tesouro que vai fervilhando por entre estas Terras do Demo... Mais um projecto lançado e aprovado para todas as crianças do Pré-Escolar do Concelho de Vila Nova de Paiva - "Jardineiros em Miniatura - Crescer Com a Natureza".

Este Mundo dos sabores, cores e aromas faz parte do quotidiano das plantas, que não pode viver sem ele. No fundo é a linguagem das Plantas, a forma como elas comunicam com as outras plantas, os animais e até o homem. Vamos percorrer a Horta Biológica, em busca da nossa salada preferida, de um doce de abóbora ou até dos morangos para a sobremesa.

Nesta terra famosa pela sua gastronomia, este jardim “saboreia-se”, permitindo também que se “deguste” com prazer o que lhe é apresentado. Celebremos a Horta Biológica, os produtos hortícolas e a alimentação saudável.

Entre plantações, sementeiras e colheitas vamos criar uma pequena horta repleta de aromas, cores e sabores: aprender a tratar das flores e das plantas aromáticas e medicinais, ver crescer e, no final, saborear o recolhido. A implementação deste projecto será diferente de todos os outros que alguma vez já vimos ou criámos. Para vos deixar curiosos imaginem 130 crianças equipadas de galochas e jardineiras dispostos a deitar as sementes à Terra, de forma a iniciar-se o processo de Criar Vida… Quase que vai parecer o “Vamos Cultivar e Fazer Crescer Portugal”!!

O Arbutus do Demo pretende apresentar um plano de actividades adequado para diferentes níveis de escolaridade do ensino com propósitos pedagógicos, técnico-científicos e lúdicos, com vista à sensibilização dos mais novos para as questões da preservação do ambiente, da ecologia e da biodiversidade, apelo à criatividade e o despertar o sentido da curiosidade. As respostas a muitas destas questões serão dadas neste espaço onde se perfilha um sentimento ecológico pela natureza.

No projecto “Crescer com a Natureza”, os alunos do Pré-Escolar de Vila Nova de Paiva, visitam o Parque Botânico Arbutus do Demo uma vez por semana, durante parte do ano lectivo (Março – Julho), participando activamente na criação de uma Horta Biológica, seguindo e aprendendo todo o processo de crescimento e maturação dos produtos cultivados.

A comunhão entre as Crianças e a Natureza é, cada vez mais, procurada pelos educadores. A ligação que se estabelece entre os mais novos e os ecossistemas que nos rodeiam são uma ferramenta fundamental para o crescimento e para uma educação saudável, com o intuito de facilitar e aproximar todas as partes envolventes neste universo educativo. A questão da confecção e degustação de produtos elaborados a partir da transformação dos hortícolas, doces e compotas, chás, eventualmente queijo, etc….

Basicamente, pretende-se permitir aos educadores interagirem com as crianças, durante um processo de desenvolvimento participativo e em relação com a Natureza no qual todos sentem que estão a crescer, de forma a poder-se cimentar a sua relação com os seus protegidos e com o Arbutus do Demo.

Já arrancou o projecto, e agora ninguém nos vai parar, ao contrário do resto do País, estamos motivados!! As crianças, segundo o feed-back, de alguns pais e educadoras, ás 6.ªf's saltam da cama e procuram logo as suas galochas: "hoje vamos escavar para o Arbutus...", "agora já somos jardineiros...", palavras proferidas com grande animação e entusiasmo. Proporcionamos aos mais novos actividades que pretendem potenciar aprendizagens, desenvolvendo a criatividade e a capacidade de expressão. Tudo partindo de experiências de trabalho de grupo e do contacto com a Natureza.

Banhados por uma luz diáfana, que se estendiam naquele inicio de manhã sobre o Arbutus do Demo, que gerara uma atmosfera irrepetível. Não tanto pelo efeito directo da Natureza que nos acolhia (ao qual ninguém conseguia ficar indiferente), mas pela boa-disposição, pelos sorrisos, pelas corridas inesperadas e pela familiaridade dos afectos que destilaram e me embriagaram a alma de paz.


Vivi o momento e já tenho saudades...

Até dia 8 de Abril.

Lá vem o Noddy...é tempo de divertimento!




Numa época em que é "moodys" as agências baixarem o rating da dívida soberana, algumas estruturas, não relacionadas directamente com o sector dos transportes, escapam a esta sangria. Sem dúvida alguma, que se trata de uma boa notícia, e "parafraseando" a sabedoria popular, "enquanto o pau vai e vem folgam as costas". Temos que ir tendo atenção, é que com o aumento da temperatura ambiente vão surgindo mais "comichões" que são sempre incomodativas, mas desde que não façam ferida!

Há sempre a solução de adquirirmos repelentes, para aqueles que sendo "docinhos" atraem as melgas com facilidade. No meu caso, felizmente, a tez melânica confere-me alguma "imunidade".

terça-feira, 5 de abril de 2011

Águias Mudam ...LOGO ...


As águias começaram a planear nova época, aproveitando para mudar o LOGO.

Última HORA...Alto Patrocinio!



Este Blogue conseguiu angariar um patrocínio para o Benfica. Contudo, o sorriso "aberto" (on) da EDP teve que se alterado para um mais "tristonho" (off). Está ainda em estudo alguma alteração na simbologia que daremos noticia do seu evoluir.

Até Já.


TMN...já era...até porque é de tons azuis!

Que "Benfica" Fechar a Luz...





Julgo ser esta a segunda vez que abordamos o tema Futebol neste blogue. Recordo-me que da última vez que o fiz, foi o post que mais discussão suscitou. Como quero "alimentar" um pouco a discussão, nem que seja sobre os limites do futebol e a sua necessidade de renovação, vou fazer mais esta crónica.


Se dúvidas tinhamos, pudemos confirmar que Jesus não é electricista...nem canalizador. É carpinteiro! Eu como Portista ficaria muito triste, se a situação da ausência de luz, se regista-se no Dragão. Tão pouco gostaria que "chamuscassem" a equipa do benfica com lança-chamas, fazendo apologia ao termo Dragão. Não tenho a menor dúvida que o que deixaria os dragões "furiosos" era se os jogadores do benfica fossem cumprimentar os novos campeões nacionais em primeiro lugar.


A propósito do Intendente da PSP dizer que a segurança dos elementos da PSP podia ser colocada em risco pela falha na Luz, deveria vir a terreiro, o Chefe dos "superdragões", ou até o Prata dizer algo do estilo - "Sr. Intendente tenha calma que está entre pessoas amigas, não tenha receio de nada!". Sabendo todos nós que não é verdade...mas tinha alguma graça.


Se atentarmos à situação dificil do País na qual temos que poupar em todos os recursos, podemos usar a atitude do Benfica para sensibilizar os consumidores a fechar a luz quando lá dentro está um benfiquista.


Eu posso adivinhar com um sorriso estampado na face, quem NÃO vai patrocionar o Benfica na próxima temporada. Esta crónica teve o apoio EDP Renováveis,...o próximo patrocionador do Sporting atendendo à necessidade de renovação que por lá tem que haver! O Slogan será : "Aos Domingos contamos consigo... até porque a taxa é mais Barata."

Ou então para o mercado Brasileiro..."Não seja Brega...Se ligue como nós aos Domingos"

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A cultura do "GodFather"...



Hoje mesmo, vamos fazer uma cultura de células de E. coli em duas escolas secundárias de Viseu, designadamente da Esc. Secundária Viriato e no Liceu Alves Martins, em inciativas promovidas pelos alunos em colaboração com os professores, para no decorrer da semana, fazermos uma acção de transformação genética nas aulas do 12º Ano e desta forma tornarmos mais fácil a compreensão destes processos e mecanismos por parte dos alunos e dos professores. O objectivo é fazer introduzir um gene de uma proteina fluorescente em bactérias, e deste modo torná-las fluorescentes à luz UV, observando um efeito facilmente visível.

Este é um processo mais facilitado em procariotas, células sem núcleo, na qual a incorporação de plasmídeos é um processo em que se põe em causa a viabilidade das células para fazer entrar um destes vectores, e apenas um, à semelhança dos espermazóide na fecundação dos óvulos, que promoverá a expressão de uma característica.

Em relação à cultura do "Godfather", iremos ver o seu evoluir durante esta semana.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Há MALES que vêm por BEM!



Hoje, já escrevi a "mentirinha" do dia 1 de Abril, na crónica anterior. Peço desculpa por isso! A verdadeira crónica de hoje, vem mais uma vez indirectamente da fonte dos sinais do Fernando Alves da TSF e directamente do diário Espanhol ABC. As árvores de Sindh no Paquistão cobertas de teias de aranha. Um fenómeno fantasmagórico que resulta das alterações climáticas e que cria uma oportunidade para a ciência agarrar e lançar novas ideias para o combate dos mosquitos portadores da malária. Temos que estar atentos aos sinais, porque daí resultam ideias brilhantes para resolver as grandes questões da humanidade. Neste caso é um mal que até pode constituir um bem imenso no futuro!

Estratégias de FUTURO...no Presente DIA de HOJE

Hoje, serão apresentadas um conjunto de linhas estratégicas para o futuro da Instituição. Há diversos pilares onde assentam os novos desígnios. 1. Divulgação e Marketing "Já repararam na ESAV". Será lançada uma campanha promocional com o objectivo de alertar a comunidade para a beleza e potencial lúdico da Lagoa da Garças, para a capacidade produtiva da Quinta da Alagoa e para as provas sensoriais de um conjunto de produtos transformados a partir dos seus recursos endógenos, designadamente fruta, mel, vinho, queijo,... Neste âmbito será apresentado uma actividade de projecção mundial elaborada com base na exploração sustentável dos recursos desta montra da cidade de Viseu. 2. Investigação Técnico-científica. Será apresentada a criação, a curto prazo, de um laboratório com condições exemplares a criar no espaço da Quinta da Alagoa e com aplicação na área da Bioquímica, Cultura de Células, Biologia Molecular e Celular, Anatomia Patológica, para pôr ao serviço dos projectos em curso na ESAV e aberto ao serviço externo à comunidade, cuja estratégia pretende dinamizar de forma consistente; 3. Uma ESAV para a cidade (ESAVISEU). Será apresentado o projecto de Arquitectura paisagista de reabilitação e reconversão do espaço da Lagoa das Garças com o objectivo de dotar a cidade de Viseu de um espaço magnânime de usufruto público, onde se poderá ler, beber uma infusão, apenas apreciar a fauna e a flora selvagem em ambiente natural a ouvir e a sentir as vibrações de um espelho de água, na melhor "esplanada" da cidade de Viseu. 4. Valorização do Potencial Humano nas Escolas Secundárias da Região. Será apresentado um amplo plano de formação de alunos dos 12ºAno e de professores do ensino secundário para promovermos uma formação dos alunos do secundário do distrito ainda com maior potencial, essencialmente no domínio prático das técnicas relacionadas com a Bioquímica, Biologia Celular, Molecular,.... Para formarmos profissionais competentes temos que começar cada vez mais cedo. E temos a fortuna dos nossos já serem bons por natureza. Vamos ajudar a torná-los ainda maiores com o apoio das outras instituições de ensino superior da Região e de empresas regionais, nacionais e estrangeiras, etc... 5. Dinamização cultural. Realização de ciclos de conferências, exposições, com ligação entre a arte e a ciência, cuja inauguração será com a exposição "Anatomias". 6. Outros Projectos... A propósito a ESAV vai realizar hoje uma quermesse para escoar os seus excedentes de queijo Serra da Estrela.