quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O Cedro do Buçaco que... era um Cipreste


A autarquia de Viseu, decidiu abater um exemplar de Cedro do Buçaco que se encontrava em Repeses, por motivos de segurança. Usaram, de modo inteligente, os meios próprios da autarquia envolvendo os bombeiros os responsáveis pela área florestal e da jardinagem. Curioso, é o facto de ser um Cedro do Buçaco que tem algumas curiosidade taxonómicas e faz-nos lembrar as aplicações que fizeram das árvores abatidas pelos ventos fortes no Buçaco. Já não direi tanto, mas...uma ideia minha, mas só minha, mas que não é nenhuma invenção, era fazerem bom uso da madeira que se possa aproveitar e dar eco disso, tal como o fizeram da noticia do abate. Eu não ponho em questão a ação desenvolvida, o que eu gostaria de ver era a vertente pedagógica, criativa, cultural e até científica que se poderia fazer do pós-acontecimento, que é sempre de lamentar. Mas aceito que haja outros entendimentos. Assim seja...Agradeço à autarquia ter-me chamado para testemunhar o momento e podermos ter acesso à árvore para fazer alguns ensaios de resistógrafo e aprendermos um pouco mais. O momento da queda do "cocuruto" da árvore em filme, acredito que seja um momento único. 









Sem comentários:

Enviar um comentário