domingo, 16 de fevereiro de 2014

A investigação Translacional anunciada pelo Prof.Euclides Pires já se realiza há dois anos...na Casa Insua

 Aqui vai uma referência histórica do percurso do CARDOP na Ínsua, apenas para memória futura....



CONFERÊNCIA CARDOP / CASA DA ÍNSUA

 
No dia 4 de fevereiro de 2012 pelas 16h foi realizada no auditório da Casa da Ínsua, a primeira conferência para apresentação do projeto CARDOP. Foram convidados o Prof. Doutor Euclides Pires do CNC da Universidade de Coimbra, a Prof. Marlene Barros da Universidade Católica- Centro Regional das Beiras, a Eng. Helena Esteves Correia da ESAV, o Eng. João Madanelo da Ancose, o Eng. Jorge Carreira da DRAPCentro e o Eng. José Matias da Casa da Ínsua. Na assistência estiveram presentes representantes de várias instituições ligadas direta ou indiretamente ao mundo rural e alunos da ESAV.

Na comunicação apresentada, Paulo Barracosa da ESAV procurou transmitir a mensagem dos objetivos do projeto referindo que num tempo de “Chinezinação” devemos apostar nos territórios deste interior, no seu património material e imaterial e nas suas gentes. Neste caso, buscando raízes numa planta de presente e futuro que proporciona a criação de um ícone do mundo rural. O Queijo DOP Serra da Estrela. Uma das nossas sete maravilhas. Esse trabalho foi o resultado do labor de muitos, Associações como a Ancose, Autarquias várias e produtores/empresas que garantem a produção e a manutenção da qualidade do Queijo DOP Serra da estrela, embora não possam garantir o escoamento. Num tempo de inovação, na qual acreditamos, julgamos que é crucial perpetuar saberes, recriar tradições e recuperar “credos” que se estão a esvaziar dos territórios, destes nossos territórios, de essência natura e potencial biotecnológico. O Prof. Doutor Euclides Pires na sua intervenção, referiu que o estudo das enzimas do cardo tinha sido iniciado há cerca de 30 anos no seio do grupo científico que liderou na Universidade de Coimbra e que sentia que era de todo justificado que nesta fase o projeto estivesse a ser desenvolvido geograficamente na área de denominação de origem do queijo Serra da Estrela, sem dúvida um dos elementos que mais poderá valorizar com os resultados que se pretendem obter no decorrer do projeto. A cobertura jornalística ficou a cargo da gazeta rural através do seu diretor José Luis Araújo.


JANTAR DE DEGUSTAÇÃO NA CASA DA ÍNSUA
 
A Casa da Ínsua, hotel de charme da Visabeira Turismo, promoveu no dia 26 de abril, um jantar de degustação dos queijos Serra da Estrela, produzidos nesta unidade, fruto de um trabalho científico, sistemático, criativo e inovador, que combina a biodiversidade do cardo, a tipicidade das pastagens e paisagens, a excelência das raças autóctones de ovinos “Serra da Estrela” e a preservação e valorização do saber empírico das mãos que moldam as massas. Estiveram disponíveis para apreciação os queijos Serra da Estrela “Casa da Ínsua”, uma das sete maravilhas da nossa gastronomia, com uma diversidade cromática, de texturas, aromas e sabores, laborados com base em ecótipos distintos de cardo, devidamente selecionados no âmbito do projeto CARDOP, cuja flor contém um coagulante vegetal fundamental para a produção do Queijo DOP “Serra da Estrela”.
A ementa, essa, foi criada de forma exclusiva pelo chef Paulo Cardoso para exponenciar os aromas e sabores da paisagem beirã, cuja inovação é também trazida pela inclusão do cardo como elemento gastronómico com enorme potencial como fonte de nutracêuticos promotores de saúde. De entrada tivemos um creme de pepino com quenelle de requeijão polvilhado com canela e cardo, remetendo para uma recriação de autor em termos de composição, tons e sabores. A Casa da Ínsua propôs para prato principal um borrego Serra da Estrela na brasa sobre esparregado de nabiças e batata grelhada com estaladiço de cardo. Para a sobremesa, reservaram um delicioso fofo de abóbora com espuma de requeijão, ao jeito da valorização da tradição desta casa e de toda uma região.


ALMOÇO QUEIJO SERRA DA ESTRELA À CHEF NA CASA DA ÍNSUA





 
CONFERÊNCIA QUEIJO SERRA DA ESTRELA À CHEF NA CASA DA ÍNSUA

 


 

PROVA DE DEGUSTAÇÃO DO  QUEIJO SERRA DA ESTRELA À CHEF NA CASA DA ÍNSUA
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário