quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Tens cera no ouvido...!
terça-feira, 30 de novembro de 2010
O próximo ano do porco é em 2017, mas a agrária quer que seja já em 2011
A conversa de hoje com alunos, levou-me a considerar num momento de autocrítica, que poderei estar desactualizado ou descontextualizado em relação às suas vocações pessoais e às do curso de Eng. Florestal, bem como aos propósitos e ao alcance das suas ideias. Após realizar uma curta pesquisa na internet sobre os mais variados temas hoje abordados ainda mais reconsiderei as minhas opiniões hoje transmitidas. Sarah avança sem medos para o teu projecto no "Solar impulse" e Caro Presidente da AE, tenho que aceitar que o lugar certo para o Porco pode ser os tanques da Piscicultura.
domingo, 28 de novembro de 2010
As crónicas que (não) gostaria (sequer) ter pensado...na semana que passou!
Este pode ser considerado um espaço de «auto-censura» do próprio autor, face às realidades e inevitabilidades.
«Os Perigos do Efeito Estufa»
Os perigos do efeito estufa, constituem um problema bastante ameaçador, embora poucos se dêem ...
«Foram Cardos, foram Rosas»
Não foram poemas nem rosas
Que colheste no meu colo
Foram cardos foram prosas
Arrancados ao meu solo...
«Um "Set" não é apenas uma parte do Jogo»
Sets estão no jogo, fazem parte da programação dele, quem tiver recursos consegue o set, eles não são impossíveis de se conseguir...
«Ajustar para Benefício Público ou Concursar para Prejuízo de Todos»
Nuns casos, os principios justificam os fins, noutros pode ser o princípio do fim...
sábado, 27 de novembro de 2010
São Silvestre... faz Nexo!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
AE da ESAV está "Possuída" e "Embuída"
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Nova linha de produtos gourmet lançados pela AE: SAVE by ESAV
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Já estou habituado a trabalhar sem rede...
P.S.- Em linguangem vernacular "arame" é dinheiro.
domingo, 14 de novembro de 2010
Como diria Obama! Yes, Weekend...
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
A ESAV não é só isto... mas também é isto!
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Concelho a Conselho
domingo, 31 de outubro de 2010
Arriscando...excedendo os limites!
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
A Cultura do Genius Loci na ESAV
Neste ano, apelidado de reencontros, queremos dar voz aos antigos alunos para que possam transmitir aos mais novos os seus casos de sucesso relatados na primeira pessoa, com exemplos de inovação, criatividade e empreendedorismo, visando a criação de uma network que poderá constituir-se como uma ferramenta dos tempos de hoje e de amanhã, um pouco à semelhança dos macrofungos na qual as redes de hifas se entrelaçam para frutificar.
Nesta 8ª edição, para além de continuarmos a promover o contacto com a natureza, adquirir mais e melhor conhecimento científico, apelar aos aromas e sabores gastronómicos, queremos alimentar na ESAV a cultura do “Espírito do Lugar” num momento para reavivar memórias e partilhar experiências de vida. No fundo, um reencontro de gente boa à volta duma boa conversa intemporal, numa aproximação das comunidades escolares de ontem e de hoje, com convidados sempre especiais no mesmo loci de sempre, também aqui como nos cogumelos que, todos os anos parecem surgir nos mesmos lugares, mais cedo ou mais tarde em função das vontades.
As Netas, o Neto e a InterNet
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
O Vinho da ESAV... Reserva(do)?
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
As Vindimas da Agrária começaram e ... já acabaram!
domingo, 26 de setembro de 2010
Estamos na época das Vindimas...no Dão e no Douro!
domingo, 19 de setembro de 2010
UM ANO MAIS... e não um ano a mais
terça-feira, 18 de maio de 2010
CTR+Alt+Del...para iniciar ou desbloquear!
domingo, 16 de maio de 2010
Sol no NABAL
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Formação em série ou Formação à séria
terça-feira, 11 de maio de 2010
O Futebol como Religião, o Cristianismo como prática
domingo, 9 de maio de 2010
Com ou sem MAQUILHAGEM
GII... What a shot!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
As forças de TENSÃO-COESÃO
domingo, 2 de maio de 2010
THINK THANK
Em terra de cegos quem tem olho é O REI
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Jogar ao pau com as URZES
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Um passo em frente ou um passo à frente
domingo, 25 de abril de 2010
Gerir uma Instituição de Ensino Superior à sua imagem e semelhança...
sábado, 24 de abril de 2010
Já tenho saudades dos alunos
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Pagador de PROMESSAS...uma voga
terça-feira, 20 de abril de 2010
Desassossego
segunda-feira, 19 de abril de 2010
E se hoje fôssemos às Pútegas!
«Aquilino Ribeiro a quem um dia, em Lisboa, ele perguntou: «ó amigos, sabem o que são mostajos, o que são pútegas?». Aquilino estava seguro de que eles não sabiam. Que eles nunca tinham chupado as suas tetinas, que nunca as tinham espremido e, com o seu conteúdo, feito queijinhos numa caixa de fósforos vazia. Isso era para serranos, para todas as crianças de escola, pastorinhos-escolares que com isso se entretinham quando elas, pela Primavera, vinham ao mundo. Ele estava seguro disso. E eu estou seguro de que bem andariam os intelectuais da nossa praça em perguntar-se se, no respeito pelo espírito que perpassa as obras do escritor que se considerava «inteiriço como um bárbaro», o melhor lugar para o seu repouso eterno é um templo-túmulo cristão a cheirar a incenso no silêncio da santidade, ou um túmulo-templo pagão a cheirar a rosmaninho e a ouvir o coaxar das rãs, o assobio do melro, o grasnar do gaio, o cantar da cotovia, o uivo dos lobos».
quarta-feira, 14 de abril de 2010
A ESAV está quase a sair da ADOLESCÊNCIA e depois...
domingo, 11 de abril de 2010
ALBARDAR e não ALDRABAR
sábado, 10 de abril de 2010
Quando é que se cria o GIGI do Paiva
terça-feira, 6 de abril de 2010
Dar uma volta e VOLTAR a ACREDITAR!
quinta-feira, 1 de abril de 2010
O ser eterno!?
Debati-me com uma dúvida sobre o blogue mais adequado para colocar esta mensagem. Inicialmente pensei ser mais um caso de BiodiverCidade, mas depois duma procura exaustiva na Lagoa das Garças, não encontrei qualquer exemplar desta espécie, pelo que decidi colocá-la aqui.
Há cerca de uma semana fui surpreendido por uma notícia que me deixou (até hoje) bastante incrédulo pelo bombástico do seu título e bizarro da sua essência: Cientistas norte-americanos (pois então!) tinham acabado de descobrir o primeiro animal IMORTAL!!!
Tratava-se de uma medusa (vulgo alforreca) com pouco mais de cinco milímetros de comprimento, de seu nome Turritopsis nutricula que seria, por enquanto, o único ser que descobriu a fonte da juventude. Segundo a fonte, o segredo deste animal marinho é a capacidade para controlar o seu ciclo de maturidade infinitamente através de um processo de transdiferenciação, permitindo que um tipo de células se transforme noutro. O processo de transdiferenciação e regeneração de órgãos não é, de todo, desconhecido pelos investigadores, uma vez que alguns animais, como as salamandras ou as estrelas-do-mar, conseguem reconstruir algumas partes do seu corpo, mas de forma limitada. No caso do Turritopsi nutricula, o caso é diferente, uma vez que, a ser verdade, consegue utilizar esta capacidade em todo o corpo, ou seja, cada vez que atingir a maturidade sexual, o ciclo de vida desta espécie volta ao início, à sua ‘infância’. Esta capacidade de enganar a morte parece estar a provocar um aumento vertiginoso do número de exemplares que, aos poucos, começam a dominar os mares.
Teoricamente, este mecanismo pode configurar a imortalidade mas, ou muito me engano, ou estamos perante mais um dos monstruosos equívocos que, por vezes, a ciência (com “c” minúsculo) nos brinda. Não será demasiado presunçoso da nossa parte pensar que neste suspiro de tempo geológico em que vivemos, iríamos presenciar o início da imortalidade animal? Quiçá obter desses genes da gelatinosa imortalidade, o Santo Graal da imortalidade humana? Cheira-me a negócio!
Já um dia longínquo alguém disse e escreveu (nem era americano e até era cego de um olho) que há aqueles que se vão da lei da morte libertando. Nessa imortalidade eu acredito. Na imortalidade de alguns grandes Homens e Mulheres, dos seus valores que, embora sofram mutações como os genes, tal como estes, também aqueles se tornam imortais.
quarta-feira, 31 de março de 2010
Rede HotelLAND em Vila Nova Paiva
Uma nova MILLENIUM... uma velha MENTALIDADE?
segunda-feira, 29 de março de 2010
Os responsáveis autárquicos estão ATENTOS
domingo, 28 de março de 2010
Vila Nova de Paiva ...um até amanhã... ou um até SEMPRE
sexta-feira, 26 de março de 2010
Explosão Primaveril
Talvez seja ansiedade, pela visita que o Arbutus do Demo vai receber hoje o Pré –Escolar do Concelho de Viver Nova Paixão – Vila Nova de Paiva. Onde tudo foi pensado ao mais pequeno pormenor.
Cerca de 130 crianças se preparam para entrar num requintado e rural Parque Botânico e onde vamos colocar mãos-à-obra.
Aqui todos os sentidos são postos à prova, e ninguém melhor que as crianças, onde tudo desperta a sua curiosidade. Fluem odores desconcertantes, que nos orientam para um universo paralelo, sem limites. Esse mundo apresenta-se com sensações à flor da pele e requer algum tempo para saborear este pequeno tesouro que vai fervilhando por entre estas Terras do Demo.
Esta visita terá concerteza um sabor diferente, tal como todas as outras o tiveram, mas esta será reflectida como a primeira da última. Será diferente de todas as outras e só para vos deixar curiosos imaginem 130 crianças equipadas de galochas e impermeáveis dispostos a deitar as sementes à Terra, de forma a iniciar-se o processo de Criar Vida… Quase que vai parecer o “Vamos Plantar Portugal”!!
As respostas a muitas questões serão dadas no espaço.
Um obrigado muito especial à Educadora Natércia Magalhães, que desde sempre entendeu este projecto, este Parque Botânico Arbutus do Demo, como uma mais valia para as crianças deste Concelho.
Ficarão no livro de memórias deste Arbutus do Demo gravados os sorrisos, as gargalhadas, a alegria e a energia contagiante destas crianças.
O verdadeiro tesouro está na natureza, na riqueza e diversidade de paisagens e espécies ocultas nesta calma tão sulista…